O lançamento teste do novo módulo cidadão do sistema de fiscalização GEO-OBRAS do TCE-MTestá acontecendo nesta manhã para jornalistas, influenciadores e autoridades do Governo do Estado e das Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, no auditório da Escola Superior de Contas . A ação culminará com entrevista coletiva do conselheiro presidente Antonio Joaquim e dos técnicos responsáveis pelo sistema. Computadores serão oferecidos para acesso ao sistema e testes.
O Geo-Obras Cidadão permite a qualquer interessado verificar os dados disponibilizados e comparar com a realidade, se estiver próximo ao local da obra, acessando o sistema por telefone celular, tablet ou computador, via endereço geoobrascidadao.tce.mt.gov.br
Os gestores públicos são obrigados a cadastrar e atualizar informações de todas as obras no sistema Geo-Obras do TCE-MT desde o momento do lançamento do edital, medições e respectivos pagamentos, nome dos fiscais responsáveis etc. As fases da obra têm que ser registradas com fotografias geo referenciadas, ou seja, indicando a sua localização exata.
Se o cidadão encontrar alguma irregularidade, como por exemplo pagamento por etapa não realizada ou mesmo inexistência de etapas informadas no sistema, poderá denuncia à Ouvidoria Geral do TCE-MT sem sair do sistema. Por isso, o mote usado pelo TCE-MT é "Quer ser um fiscal de obras? Use o Geo obras Cidadão".