Sindicato Forte:Rui Prado destaca importância da atuação dos Sindicatos Rurais
Por assessoria
14/09/2012 - 06:45
O Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS) iniciou sua 7ª rodada nesta semana na regional de Juína. Dirigentes e colaboradores da Famato, Senar e Sindicatos Rurais discutem os desafios e oportunidades do sistema sindical mato-grossense e apontam novas formas de melhorar seu trabalho.
A regional de Juína, que abrange oito Sindicatos Rurais, se destaca na pecuária, com um rebanho bovino de 3,984 milhões de cabeças. A produção de grãos, apesar de tímida, também seu valor. Em 2011 foram produzidas 985 mil toneladas de soja e 398 mil toneladas de milho.
Na abertura do primeiro dia de capacitação do PDS, realizado na terça-feira (11.09), o presidente do Sistema Famato, Rui Prado, voltou a reiterar a importância da atuação dos Sindicatos Rurais na representatividade dos produtores rurais. "Toda a união de classe começa dentro dos sindicatos. Para sermos fortes em nossa representatividade, precisamos planejar e nos capacitar. E é aqui que entra o PDS, para auxiliá-los neste planejamento e na execução de seus trabalhos”, destaca.
Prado também falou sobre sua participação no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da presidência da República. “Mato Grosso ganha muito com isso, pois contribuirá para a aproximação entre os produtores rurais do estado e a Presidência da República. Na primeira reunião que participei, incluímos três assuntos na pauta nacional: reforma fundiária, fertilizantes e a capacitação no ambiente rural”.
PDS - O presidente do Sindicato Rural de Juína, George Diogo Basílio, acredita que a partir da capacitação e do planejamento poderá atrair mais associados para o sindicato. “Hoje nossa maior dificuldade é convocar os associados para participar das reuniões. Creio que com esta nova visão que o PDS nos passará, poderemos melhorar nossa atuação neste sentido”.
A expectativa do presidente, Aldo Rezende, do Sindicato Rural de Brasnorte é sair deste encontro com um norte de como comandar o sindicato. “Estou a pouco tempo no Sindicato Rural e sinto que preciso de auxílio para melhorar minha gestão”, afirma.
O plano já passou por 57 Sindicatos Rurais nas regionais de Colíder, Sorriso, Rondonópolis, Barra do Garças, São José dos Quatro Marcos e Campo Novo do Parecis. Em outubro, será a vez da regional de Querência e em novembro a regional de Cuiabá recebe a última rodada do PDS.
A partir desta quinta-feira (13.09), a equipe do PDS, formada pelo consultor do programa Sindicato Forte, Olympio Santos Bezerra, e o supervisor do Senar-MT, Alberto Zabot Anjos, passará pelos Sindicatos Rurais da região para realizar a etapa do planejamento estratégico.
Acompanhe o dia a dia destes trabalhos pelo Blog do Sistema Famato. (https://blogdafamato.wordpress.com/category/pds/)
A Famato é a entidade que representa os Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Senar-MT e o Imea, forma o Sistema Famato. Conheça nossa redes sociais. Siga-nos no Twitter (@sistemafamato) e curta nossa Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato).
Programação
Dia 14.09
14h - Sindicato Rural de Brasnorte.
Dia 17.09
7h30 - Sindicato Rural de Aripuanã.
Dia 18.09
7h30 - Sindicato Rural de Cotriguaçu;
14h - Sindicato Rural de Juruena.
Dia 19.09
13h30 - Sindicato Rural de Tabaporã.
Dia 20.09
8h - Sindicato Rural de Juara