Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Abril Verde - Praça Ipiranga será tomada por 118 cruzes nesta quinta, 04
Por assessoria
04/05/2017 - 06:58

Foto: divulgação

Ação da Superintendência do Trabalho e do Sindicato dos Auditores-Fiscais do Trabalho registra média anual de mortes por acidente laboral em MT; Ato público compõe campanha nacional

 

Para finalizar as ações da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Canpat), a Superintendência Regional de Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE/MT) e a Delegacia Sindical de Mato Grosso do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (DSMT Sinait) promovem um ato público nesta quinta-feira (04/05) e um seminário aberto na sexta-feira (05/05).

 

Em ato, agendado para as 9h, serão colocadas na Praça Ipiranga, em Cuiabá, 118 cruzes, simbolizando a média anual de mortes em Mato Grosso por acidente de trabalho. Em nível de Brasil, são quase 3 mil óbitos por ano e mais de 14 mil incapacitações permanentes. “Na oportunidade, levaremos à sociedade informações e denúncia da gravidade dos números no Estado e no país. Além das cruzes, portaremos faixas e cartazes”, explica o superintendente Regional de Trabalho de Mato Grosso, Amarildo Borges de Oliveira.

 

A Canpat é realizada pelo Ministério do Trabalho (MTb) e ocorre, normalmente, no mês de abril – sendo chamada de Abril Verde, mas as atividades regionais foram adiadas, em respeito à Greve Geral, realizada no último dia 28.

 

O mês foi escolhido para a campanha, porque 28 de abril, coincidentemente, é o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, fixado com a finalidade de promover ações para prevenir os acidentes e doenças laborais, e a Canpat prevê estender essas atividades pelo mês inteiro.

 

SEMINÁRIO

As atividades do Abril Verde serão encerradas em Mato Grosso, com o Seminário “Acidentes do Trabalho – Conhecer para prevenir”, a ser realizado no auditório da SRTE/MT, na sexta-feira (05/05), das 8h às 11h30, com participação gratuita.

 

Serão dois painéis – ‘Acidentes de trabalho e suas consequências sociais e econômicas’ e ‘Ações regressivas decorrentes de acidentes de trabalho’ – com a presença de auditores-fiscais do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, representantes sindicais, do Tribunal Regional do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, da Procuradoria da Fazenda Nacional, dentre outros.

 

A programação completa está disponível em imagem anexa.

 

ABRIL VERDE

O acidente do trabalho e as doenças laborais causam ao trabalhador consequências sociais e emocionais, colocando a vítima em situação de fragilidade, pela dificuldade de readaptação e recolocação no mercado de trabalhado, isso quando não tem reduzida sua capacidade de trabalhar. Boa parte das vezes, o trabalho deixa de gerar realização pessoal pelos resultados da produção e passa a ser uma ameaça à integridade física e mental do acidentado.

 

Por esse motivo, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) aprova, em 2003, o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, e o Brasil institui, em 2005, o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, por meio da Lei nº 11.121.

 

Dados oficiais registraram, nos últimos cinco anos, uma média de 710 mil acidentes do trabalho por ano. Destes, 2,8 mil resultaram em morte, além de serem contabilizados mais de 7 milhões de dias de trabalho perdidos a cada ano. Esses acidentes geram despesas em torno de R$ 11 bilhões por ano apenas para a Previdência Social.

 

“Esses valores não levam em conta acidentes não notificados, que acreditamos serem a maioria, bem como eventos envolvendo trabalhadores autônomos, informais, servidores públicos e empregados domésticos”, aponta a gravidade da situação, Amarildo Borges de Oliveira.

 

SERVIÇO SOBRE ATO PÚBLICO:

 

Ação com 118 cruzes representando as mortes por acidente do trabalho em Mato Grosso por ano

Organizadores: Superintendência Regional de Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE/MT) e a Delegacia Sindical de Mato Grosso do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (DSMT Sinait)

Local: Praça Ipiranga, em Cuiabá

Data: 04/05 (quinta-feira), às 9 horas

Carregando comentarios...