Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
MT:3,5 mil toneladas de drogas apreendidas em 4 meses
Por Aline Almeida/DC
02/06/2017 - 11:07

Foto: arquivo

Mais de 3,5 mil toneladas de drogas foram apreendidas nos primeiros quatro meses deste ano em Mato Grosso. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública. O maior número de apreensões registradas é de maconha que corresponde a quase 2,5 toneladas. Também foram apreendidos cerca de 427 quilos de cocaína, 688 de pasta base e mais de um quilo de crack. 

Durante todo ano passado as apreensões somaram 14 toneladas sendo 7,7 toneladas de maconha, 2,8 toneladas de cocaína, 3,4 toneladas de pasta base e 925 gramas de crack. Os dados da Polícia Rodoviária Federal mostram que de janeiro a maio deste ano foram apreendidos mais de 642 quilos de cocaína, 2,3 quilos de crack e 990 quilos de maconha. A maior concentração de apreensões segundo a PRF está nas BRs 163 e 364. 

Mato Grosso, que tem mais de 900 quilômetros de fronteira com a Bolívia, acaba sendo uma porta de entrada para os entorpecentes. Fazendas, tráfico aéreo, mochileiros, correios e compartimentos de veículos são algumas das táticas utilizadas pelos traficantes. Os meios empregados no transporte são os mais diversos como veículos com compartimentos falsos, aviões que não são detectados por radares, embarcações, solas de sapatos, malas, bichinhos de pelúcia e também usadas pessoas como os chamados mochileiros, que assim como as “mulas”, que levam a droga junto ao corpo ou no estômago. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, diversas ações são desenvolvidas no combate ao tráfico de droga. “A SESP tem como prioridade o combate e a redução dos índices criminais relacionados a homicídios, roubos, apreensão de armas, drogas e o combate ao tráfico doméstico”, confirma. 

A secretaria frisou ainda que com ações preventivas e repressivas, a Sesp tem utilizado todo o sistema de segurança para o combate ao tráfico de drogas em grandes proporções e o tráfico doméstico. “Em 2017, já foram contabilizadas sete edições da Operação Bairro Seguro. Em todas estas ações há repressão às bocas de fumo nos municípios de todo o Estado”, ressaltou. 

A pasta informou ainda que as forças de segurança atuam também na prevenção primária, com oportunidades as crianças e adolescentes de fazer parte de programas sociais, a exemplo do Rede Cidadã, De Cara Limpa Contra às Drogas, Bombeiros do Futuro, Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), De Bem Com a Vida e Jiu Jitsu Rotam. 
 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Escala de atendimento médico no PAM para junho

01/06/2017 - 17:28
Saúde e Bem Estar

Terapia de imersão dobra chances de parar de fumar

01/06/2017 - 08:23
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,01

01/06/2017 - 07:49