Um dos atrativos do Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres, o FIPe, é sem dúvidas a prova artesanal de pesca de canoa.
Com objetivo de manter viva esta tradição ribeirinha, mais uma vez, a Prefeitura inseriu na programação oficial do FIPe, esta tradicional prova, onde só podem participar pescadores embarcados em canoas de madeira (troncos ou tábuas), e a pescaria é feita com o uso de linhadas de mão.
Este ano, a competição ofereceu uma premiação inédita aos vencedores, um conjunto náutico, barco de alumínio de 6 metros e um motor de popa 15 HP, que foram patrocinados pelo Juba Supermercados.
Os campeões foram Edelison Ricardo de Souza (o Índio) e Jane Valeriano Parreira, da Equipe Pax Silva. A dupla capturou doze exemplares de peixes, que totalizaram 20.350 pontos e lhes garantiram o título.
Segundo Mirko Ribeiro, diretor administrativo do Grupo Juba, poder participar de um evento tão grande, que leva o nome de Cáceres para o Brasil e para o mundo, ainda mais em uma prova de pesca de canoa, que sem dúvida é a grande atração do Fipe, deixa todo Grupo satisfeito e orgulhoso pela presença. “ Sem dúvida, esta prova é uma das mais emocionantes do certame, onde os motores são substituídos pela força dos braços que impulsionam os remos e a pescaria artesanal demonstra habilidade e cultura de pesca do povo pantaneiro. Parabéns ao Edelison e Jane Valeriano pela destreza na pesca artesanal”, observa Mirko.
Já o diretor financeiro do Grupo Juba, George Marcelo Ribeiro, enfatiza que a canoa faz parte da cultura e da história do Rio Paraguai, por isso a preferência em patrocinar esta prova e ofertar um prêmio jamais dado, um conjunto náutico de barco de alumínio e um motor de popa.
O secretário de Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura de Cáceres, Júnior Trindade complementa:-“É a valorização dos pescadores artesanais que utilizam apenas a linhada de mão e muita habilidade".