Polícia Ambiental coordena três dias de atividades para comemorar o Dia da Árvore-21 de Setembro
Por Diário de Cáceres
18/09/2012 - 16:34
A Polícia Ambiental coordena a partir desta quarta,19, até o dia 21, sexta, várias atividades inerentes ao Dia da Árvore, 21 de Setembro. As ações são desenvolvidas com alunos e professores de escolas públicas e privadas, universitários do curso de Agronomia da Unemat, e monitores ambientais do Projeto Lobo Guará.
A data -21 de setembro, se refere ao início da primavera. Antes de ser instituída, acontecia no Brasil a Festa Anual das Árvores, na última semana de março, festa criada pelo presidente Castelo Branco em 1965. Em virtude de sua importância, a árvore ganhou uma data específica em sua comemoração, logo depois.
As ações tem por objetivo sensibilizar os participantes, especialmente estudantes, sobre a importância da árvore. Este ano, a data marca atividades em tono da figueira centenária existente na Rua Dom Aquino, atrás do quartel da Polícia Militar.
Debater a importância da árvore viva, as mudanças climáticas e as consequências das queimadas é uma das ações. Outras são mostras pedagógicas nos três dias da programação, com os alunos das escolas e com os grupos de jovens das igrejas Sara Nossa Terra e Internacional da Graça de Deus.
A programação será aberta às 8:30 do dia 19, na figueira. Prossegue com as mostras pedagógicas durante os três dias, e também com uma vigília simbólica em torno da figueira, todos os dias da programação, no período das 8 às 16 horas. No dia da abertura acontece o lançamento da campanha "Queremos esta árvore viva. Não às queimadas". No final, será elaborado um documento sobre a importância da preservação não só da figueira, mas do meio ambiente, e encaminhado aos setores competentes. No dia 21, encerrando as atividades, serão plantados dois ipês na praça da PM, pelo ecologista Aloizio Dantas e equipe.