Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Biometria de eleitores poderá ajudar elucidar crimes em MT
Por assessoria
24/08/2017 - 07:47

Foto: assessoria

Servidores da Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec) estiveram nesta quarta-feira (23/08) no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso para conhecer a infraestrutura utilizada pela Justiça Eleitoral na coleta de dados biométricos dos eleitores. A visita ocorreu porque a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (SESP/MT), a qual a Politec é vinculada, deverá em breve, assinar um termo de cooperação técnica com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa tratativa garantirá a SESP acesso gratuito ao cadastro biométrico nacional dos eleitores.

O acordo trará um ganho significativo para a SESP/MT que poderá utilizar o cadastro nacional biométrico dos eleitores para a solução de crimes e identificação civil dos cidadãos mato-grossenses.

Dia 28 deste mês, será a vez de servidores do TRE comparecerem a Politec para a visita técnica, também com a finalidade de conhecer os equipamentos e softwares utilizados na identificação civil dos cidadãos.  

“Desde 2014 a Politec informatizou a coleta de dados para o Registro Civil dos cidadãos. Se esses dados foram coletados no padrão internacional de segurança denominado AFIS, a Justiça Eleitoral tem interesse em importá-los e os eleitores cujas informações biométricas foram objetos dessa importação serão dispensados de comparecer nas centrais de atendimento ao eleitor ou cartório eleitoral para a biometria”, explicou o diretor geral do TRE, Nilson Fernandes Gomes Bezerra.

Nilson ressaltou ainda que as instituições públicas têm evoluído no sentido de buscar integração e compartilhamento de dados entre si. “Um dos pilares da atual Gestão do TRE é a adoção de medidas de cooperação e integração, seja internamente, dentro das unidades da própria Instituição e externamente, com outros órgãos públicos, no compartilhamento de dados e inciativas. Esse caminho resultará em melhorias dos serviços prestados, aumento da eficiência administrativa e redução de custos”.

Representando a Politec estiveram na visita: o diretor geral, Reginaldo Rossi do Carmo, a diretora geral adjunta, Alessandra Paiva Puertas e os diretores metropolitanos de identificação técnica, Ailton Silva Machado; de laboratório forense, Jaime Trevisan Teixeira; e de criminalística, Luis Shibassaki Figueiredo. A visita foi conduzida pelo diretor geral do TRE, Nilson Bezerra, pelo secretário de tecnologia e informação do TRE, Luiz Cézar Darienzo Alves e pelo coordenador de infraestrutura computacional do TRE, Carlos Henrique Candido.

Exemplos de compartilhamento de dados

Em breve a SESP assinará um termo de cooperação técnica com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que lhe garantirá acesso ao cadastro biométrico dos eleitores de todo o país.

Ontem (22/08), o TSE e o Ministério das Cidades firmaram um acordo para compartilhamento de informações. Com a medida, a Justiça Eleitoral terá acesso ao banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que possui informações biométricas de 60 milhões de motoristas brasileiros.

O TSE pretende importar os dados do Denatran e assim, os motoristas/eleitores cujas informações forem objetos da importação serão dispensados de comparecer à Justiça Eleitoral para o cadastramento biométrico. Sem custos, será possível, então, elevar o percentual de eleitores biometricamente cadastrados em todo o país.

 

Carregando comentarios...