Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Criada a Guarda Mirim em São José dos Quatro Marcos
Por Nilomar Cunha
28/08/2017 - 06:50

Foto: Nilomar Cunha

A ideia é uma iniciativa de um grupo de jovens, liderados por Poliana Alves Machado, quando discutiam a promoção de um projeto voltado aos jovens daquela cidade. 

O projeto iniciou a primeira fase com formação de diretoria, elaboração de um estatuto e incorporação de interessados. 

De inicio todos os jovens, cerca de 100 (cem) inscritos, que estiveram presentes na inauguração da Guarda Mirim, foram admitidos e a estimativa é que no prazo de 50 dias 3 (três) pelotões sejam formados.

É um projeto social onde dentre os principais pontos destacam-se a colocação no mercado de trabalho, embasada na lei do menor aprendiz, meramente assistencialista, contudo, com a intenção de ganhar novas dimensões e perspectivas, tornando-se um agente importante na formação moral, profissional e ética dos assistidos. 

Na Guarda Mirim eles terão formação militar, no tocante a continência e a disciplina, que abrange ordem unida, postura e cidadania. Cultivaram o patriotismo, ética, disciplina, competência, qualidade, honestidade, apresentação pessoal, motivação, auto-estima, comunicação, compromisso com horário, trabalho em equipe, perspectivas pessoais e profissionais. 

Serão trazidos aos alunos diversas palestras, trazendo novas perspectivas de trabalho e ações junto aos integrantes da Guarda Mirim, onde será possível estruturar, sistematizar e modernizar as ações já existentes e programar outras.

Na leitura da ordem do dia, foi enfatizado, que uma das mais infelizes e trágicas características de nossa civilização é a excessiva desobediência aos pais da parte dos filhos, quando menores, e a falta de reverência e respeito, quando grandes. 

Os filhos obstinados ou mimados não apenas traz para si mesma perpétua infelicidade, mas também causam desconforto para todos que se relacionam com eles e prenunciam coisas ruins para os dias vindouros. Atualmente, o pai imagina que cumpre suas obrigações ao fornecer alimento e vestuário para os filhos e, ocasionalmente, ao agir como um tipo de xerife de moralidade.

Com muita freqüência, a mãe se contenta em desempenhar a função de uma criada doméstica, tornando-se escrava dos filhos, realizando várias tarefas que estes poderiam fazer, para deixá-los livres em atividades frívolas, ao invés de treiná-los a serem pessoas úteis. Um momento marcante foi quando os pais colocaram as platinas (divisas) nos uniformes dos seus filhos e, posterior foi realizado o juramento a bandeira da Guarda Mirim.

Ao final, Poliana Machado agradeceu aos integrantes do projeto Guarda Mirim, além do suporte que a Faculdade de Quatro Marcos, através do professor Jurandir de Matos, que ofertou uma serie de gincana aos alunos.

Carregando comentarios...

Política

Mato Grosso em estado de roubalheira

26/08/2017 - 06:32