O engenheiro eletricista Luiz Félix Conceição Alvares, ex-gerente regional da Cemat e Energisa e hoje proprietário da empresa L.F. Solar Engenharia, especializada em projetos de instalação e manutenção de energia solar, participou nesta semana, em São Paulo, do evento solar mais concorrido da América do Sul, O 6º Congresso Intersolar South America.
Com três temas interessantes, energia solar, energia termossolar e armazenagem de energia, o acontecimento se tornou a maior feira e congresso do gênero em todo continente.
No congresso, foram passadas informações em primeira mão sobre o desenvolvimento previsto do setor solar brasileiro.
Segundo Luiz Félix, o segmento de geração distribuída, em especial, está extremamente promissor após as revisões no marco regulatório, que sanaram problemas relativos a sistemas de compensação de energia, tributação e procedimentos de conexão à rede, entre outros.
“ Aqui estão questões centrais do mercado brasileiro de energia solar, inclusive sua provável evolução a curto prazo”, destaca Luiz Félix.
Para ele, as altas bandeiras tarifárias que estão pesando no bolso dos consumidores e as estiagens em todo Brasil, acendem o alerta sobre a necessidade de se investir em outros tipos de geração alternativa de energia. “Por isso a L.F. Solar está aqui neste evento tão importante, queremos ser, cada vez mais, uma grande parceira da energia sustentável na região sudoeste de Mato Grosso. Estamos nos qualificando para a excelência”, destaca Alvarez.
A feira enfoca toda a cadeia produtiva solar, dos avanços na tecnologia de células aos componentes de equilíbrio de sistemas, passando por aplicações práticas e novas tecnologias.
O engenheiro conta ainda, que com a sua participação no evento, foi possível fechar novas parcerias para aquisição de novos materiais e com preços mais competitivos.