Veja dicas que podem agilizar a normalização do fornecimento de energia
Os meses de setembro e outubro em Mato Grosso são conhecidos por historicamente serem os mais quentes do ano e também por receber as primeiras chuvas após o período de seca, que costumam vir acompanhadas de vendavais e raios, provocando danos diversos, incluindo interrupções de energia. Dados da Energisa Mato Grosso mostram que em dias de tempestade o número de atendimentos em campo – ou seja, feito pelas equipes de eletricistas - aumenta 35%, tendo como consequência um maior tempo de espera dos clientes.
“O sistema elétrico está naturalmente sujeito a defeitos causados pelos ventos fortes, chuvas e raios, as interrupções podem ser de curta ou de maior duração, dependendo da causa. Algumas das situações, por exemplo, são telhas, galhos ou árvores inteiras são lançadas nos cabos, danificando a rede”, conta o gerente de Operação da Energisa Mato Grosso, Sidney Tavares.
Ele conta que para enfrentar esse período, a empresa possui um Plano de Contingência, que é um reforço imediato de equipes de campo e de operação do sistema elétrico em Mato Grosso para a priorização do atendimento aos clientes. Esse Plano é acionado sempre que o número de ligações nos canais de atendimento da empresa aumenta.
A Energisa Mato Grosso também passou a trabalhar neste semestre com mais três ferramentas para levar mais informação aos seus clientes em momentos de interrupção de fornecimento de energia: mensagem por SMS, ligação de retorno para saber a situação do imóvel em que o cliente está, e entrega de panfletos com orientações sobre o que fazer em caso de falta de luz.
“Além dos nossos trabalhos, há algumas coisas que o nosso cliente pode fazer antes de ligar para a Energisa. Uma delas é observar se apenas o imóvel onde ele está ficou sem luz. Isso indica que pode haver um problema interno no imóvel. Outra é verificar se o disjuntor está desligado. São passos bem simples que fazem a diferença para o cliente”, explica Sidney.
Conheça mais algumas orientações da Energisa que podem agilizar o restabelecimento do fornecimento de energia:
1º. Verifique se os seus vizinhos também estão sem energia elétrica. Durante o dia, caso estejam, pode estar ocorrendo um Desligamento Programado na sua região. Você pode checar se este é o caso pelo site da Energisa ou pelo aplicativo Energisa On. Essas interrupções são realizadas para que sejam feitas melhorias na rede de energia e são avisadas com antecedência à população;
2º. Caso a falta de luz esteja atingindo os seus vizinhos e você não tenha identificado que é um desligamento programado, ligue para a Energisa no 0800 646 4196 com o número da sua Unidade Consumidora em mãos.
Caso seus vizinhos estejam com energia e você não, o que fazer?
1º. Pode ter acontecido uma sobrecarga, que ocorre quando vários aparelhos estão ligados ao mesmo tempo (ar condicionado, chuveiro, liquidificador, TV e ferro de passar). Neste caso, os disjuntores da caixa de distribuição dentro da sua casa ou do padrão de entrada, desligam automaticamente. Esta pode ser a causa da falta de energia;
3 - Verifique os disjuntores e tente religá-lo. Caso o problema persista, entre em contato com um eletricista particular.
4. Verifique se o disjuntor do medidor (relógio) está ligado e tente religá-lo;
5º. E por último, veja se há algum cabo rompido entre a sua casa e o padrão de energia (se este for o caso, não se aproxime do cabo. Chame um profissional para fazer isso).
Atenção: o cliente não deve se colocar em situação de risco. Se for necessário mexer com a rede interna, chame um eletricista particular.