Há mais ou menos três anos o busto do fundador de Cáceres, Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, foi furtado da praça Major João Carlos e estava desaparecido. Até que o artista plástico Carlos Viana Costa encontrou a estátua em um matagal na beira da rodovia MT 343. Carlinhos Viana, como é mais conhecido, disse que na hora reconheceu a imagem e comentou com a esposa que era o monumento desaparecido. A escultura apresentava uma rachadura, estava vandalizada com tintas, além de estar enrolada com panos e com um óculos escuro.
O artista plástico fez a limpeza da peça e a guardou. Para ele foi uma grande coincidência encontrar o busto, "um dos primeiros desenhos que eu fiz na carreira de artista plástico, foi da praça e o busto, isso em 1986" ,explicou.
Com o aniversário da cidade se aproximando, Carlinhos entrou em contato com o Secretário de Governo, Wilson Kishi, para que a estátua voltasse para a praça. O secretário buscou pessoalmente a obra de arte e já está providenciando a reinstalação dela na praça Major João Carlos. "Queremos fazer a reinstalação da peça o quanto antes na praça, para que nas comemorações do aniversário a população já possa ver o busto do fundador. É uma satisfação poder recolocá-la em seu lugar de origem", concluiu Kishi.