MP acata denúncia de uso indevido de meio de comunicação
Por Diário de Cuiabá
25/09/2012 - 06:26
Candidatos a prefeito e vice-prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz (PMDB) e Antônia Eliene Liberato Dias (PSDB), podem ter os registros de candidatura e/ou os diplomas cassados, além de ficarem inelegíveis por oito anos. O Ministério Público Eleitoral manifestou-se favorável à condenação de ambos por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.
Segundo o promotor Samuel Frungilo, Francis Cruz foi beneficiado com a publicação de 91 matérias favoráveis a ele no site de notícias “Jornal Oeste”, enquanto no mesmo veículo foram publicadas apenas 31 matérias favoráveis ao candidato adversário.
Segundo o MPE, a empresas de propriedade do candidato Francis Maris são as maiores anunciantes do referido veículo de comunicação.
Em seu parecer, o promotor lembra que a imprensa é livre para publicar textos críticos e opinativos sobre os candidatos, mas ressalta que essa liberdade deve ser usada com finalidade jornalística, não podendo ser utilizada como instrumento de campanha. “O veículo não pode ‘abraçar’ a candidatura de A ou B, em manifesto abuso de direito”.