Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Diretoria lança festival de prêmios para pagar servidores e fechar o Bom Samaritano
Por Jornal Oeste
07/03/2018 - 12:03

Foto: arquivo

Este ano uma história de 46 anos será encerrada em Cáceres. O hospital beneficente O Bom Samaritano, rereferência no tratamento de Hanseníase, vai fechar suas portas no segundo semestre.

Os 25 funcionários serão desligados e a estrutura com 32 leitos será repassada a prefeitura.
 
O dinheiro para o acerto das contas virá de um festival de prêmios que será ralizado no próximo dia 12 de maio, na Praça Estela Ambrósio, em frente ao hospital.
 
As cartelas para concorrer a cinco motos já estão à venda à R$ 20 nas paróquias das cidades da região.  A ação também conta com apoio das secretarias municipais de saúde e clubes de serviço como Rotary, Lions e lojas Maçônicas.
 
História
 
O Hospital O Bom Samaritano foi fundado em 1972 pelos Freis Holandeses, em missão religiosa em Cáceres.
 
Prestou atendimento dermatológico a pacientes carentes de várias cidades de Mato Grosso, Rondônia e até da Bolívia.
 
Até o ano de 2005 contou para sua manutenção com recursos do SUS, apoio da comunidade, mas principalmente com apoio financeiro da Fundação Memisa da Holanda.
 
Já em 2006, sem o apoio da Holanda, o hospital passou por situações de emergência e com risco de encerramento dos trabalhos por falta de recursos financeiros, fato que levou o então presidente Frei Gumaru, preocupado, frente as dívidas que se acumulavam, chamar a sociedade organizada para que juntos encontrassem um meio de mantê-lo ativo. Não conseguiu.
 
Mas recentemente, a mudança da politica nacional do tratamento de doenças tropicais, acabando com as internações, fez o hospital perde a sua finalidade. O Estado e a prefeitura deixaram de ter a obrigação de contribuir com a manutenção do hospital já que isso ficou sob competência exclusiva do SUS.
 
A expectativa agora é que a estrutura possa ser transformada em um Posto de Saúde, para atender a população da grande Cavalhada que engloba o Vila Irene.

Estes bairros ficaram com o atendimento deficiente com o fechamento do Pronto Socorro que ficava na rua São Pedro na Cavalhada.

Carregando comentarios...

Economia

MT paga salários e banco na sexta,9

07/03/2018 - 08:10