Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Governo pode romper contrato com empresa responsável pela construção da ZPE de Cáceres
Por Abdalla Zarour/Mato Grosso Mais
07/03/2018 - 08:17

Foto: arquivo

A Secretaria de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec) confirmou, na tarde desta terça-feira (6), ao site Mato Grosso Mais, que foi obrigada a suspender três contratos com a empresa Primus Incorporação e Construção Ltda., de propriedade do empresário Robério Garcia, conhecido por Bérinho e pai do deputado federal Fabio Garcia (DEM), que vinha sendo responsável pela construção de três novas Escolas Técnicas Estaduais (ETE´s) nos municípios de Campo Verde, Primavera do Leste e Água Boa.

O titular da pasta, Domingos Sávio, disse, em entrevista ao Mato Grosso Mais, que fez várias reuniões, inclusive com a presença do próprio governador Pedro Taques (PSDB), colocando a situação da empresa Primus e que as obras não estavam andando.

Segundo Sávio, as obras tocadas pela Primus, segundo constatação feita por uma equipe da sua pasta, seriam entregues somente dentro de três anos. 

“Muito fora do prazo. A gente ia visitar os canteiros de obras e via muito pouco funcionário, tinha cinco, enquanto era pra ter 40 funcionários. Ele (Robério) não cumpriu o contrato, atrasou muito, e eu decidi rescindir o contrato com ele”, comentou o secretário.

Domingos Sávio comentou que tomou todas as medidas, notificando o empresário para manter o cronograma das obras, mas isso não teria surtido efeito.

Em visita feita a Caceres (205 km de Cuiabá), neste final de semana, o governador Pedro Taques (PSDB), em entrevista à imprensa, disse, publicamente, que teve de encerrar o contrato com a empresa, embora não tenha citado o nome da Primus (ver vídeo abaixo).

O secretário disse que a empresa BK Construções toca as obras de Cuiabá e Cáceres, Strada Construtora toca Sorriso, Juara e Matupá e a empresa Primus, de Bérinho, vinha tocando as obras de Campo Verde, Primavera do Leste e Água Boa.

De acordo com Domingos Sávio, as três que vinham sendo tocadas pela Primus estão paradas e que as outras cinco Escolas Técnicas estão seguindo normalmente o cronograma de entrega.

“Essas obras do Bérinho já eram para ter sido entregues, mas elas (obras) só tem 20% construídas. Houve interdição de obra, também teve um acidente em que morreu um operário em Água Boa”, comentou.

O secretário relatou que há um atraso no pagamento para as empresas BK e Strada, mas argumentou que não há prejuízo porque as obras não pararam, seguindo o cronograma.

A situação provocada pela empresa Primus, de Robério Garcia, pode comprometer e muito a promessa do governador Pedro Taques em entregar todas as oito Escolas Técnicas este ano, justamente período eleitoral, em que Taques busca à reeleição, além de deixar o filho, o deputado federal Fabio Garcia, numa situação totalmente constrangedora.

ESCOLAS TÉCNICAS

 

Com oito novas Escolas Técnicas Estaduais (ETE´s) em construção, Mato Grosso aumentará em 100% sua capacidade para realização de cursos técnicos por todas as regiões do Estado. No último triênio o número de alunos atendidos pelas Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) passou de 7,6 mil em 2015 para 15,2 mil alunos atendidos em 2017. 

Cada unidade terá 5,5 mil metros quadrados, com doze salas de aula, auditório, biblioteca, ginásio de esportes e área de convivência e tem sua entrega prevista para março.

O projeto que segue o padrão estadual de estrutura, deve atender mais de 2 mil alunos.

O secretário Domingos Sávio explica que além de mão de obra de professores e pessoal de apoio, após conclusas as obras de cada ETE, ainda serão necessários investimentos para aquisição de móveis e equipamentos.

Carregando comentarios...

Economia

MT paga salários e banco na sexta,9

07/03/2018 - 08:10