Demandas e soluções para pecuária são apontadas em Cáceres
Por assessoria
28/09/2012 - 11:36
Com o auditório cheio e muitas expectativas, a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) deu início ao segundo “Workshop da Pecuária de Corte” em Cáceres (a 222 km da Capital), na última quinta-feira (27). A parceria com o curso de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) rendeu um dia de trabalho, discussões e uma análise sobre as demandas e caminhos para a pecuária pantaneira.
Foram 40 alunos envolvidos e seis produtores da região, sob a orientação de professores e do consultor da Acrimat, Amado de Oliveira, que se reuniram durante o dia em cinco grupos diferentes. Entre os temas abordados, estão recuperação de pastagem, sustentabilidade, confinamento, cria e integração lavoura-pecuária, todos pertinentes à realidade dos pecuaristas e também profissionais do segmento agrário.
Durante a apresentação foram apontados como entraves para o desenvolvimento da atividade questões como a falta de um financiamento condizente com a realidade do criador de bovinos, a falta de esclarecimentos sobre quando e como fazer a recuperação de pastagem e a falta de rentabilidade para os protagonistas.
O consultor da Acrimat, Amado de Oliveira, explica que nestes trabalhos de integração entre produtores e estudantes é possível conhecer os gargalos em cada região e como podem ser resolvidos a partir da união do conhecimento prático com o teórico. Como ressalta, após todo o circuito do Workshop da Pecuária de Corte será possível elaborar um relatório sobre a realidade acadêmica e prática da pecuária e retomar o projeto no próximo ano com novas abordagens.
A bióloga e agrônoma Carolina de Paula Ferreira, que ajudou na condução do Workshop, reforça a importância destes projetos para que todos os integrantes da cadeia interajam e encontrem um caminho comum para a pecuária. “Foi muito produtivo este encontro. Precisamos criar sempre estas oportunidades para aproximar a academia dos pecuaristas, e vice-versa”.
O presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Jeremias Pereira Leite, afirma que a iniciativa da Acrimat vai identificar as dificuldades enfrentadas pelos produtores da região e a partir disso formular políticas e trabalhos para melhorar o desempenho tanto econômico quanto social da pecuária. “A integração entre universidade, associações e pecuaristas é fundamental para a atividade e fortalecimento da classe produtora”.
Joiene Pereira Togo está no 4º semestre de Agronomia na Unemat e destaca que a participação foi muito gratificante, pois completa o conteúdo teórico das aulas e conta como experiência, uma vez que conhecem a realidade do pecuarista. O presidente do Colegiado de Agronomia da Unemat de Cáceres, Matheus Viola, destaca que o curso estará sempre aberto para receber iniciativas que fomentem o debate sobre a produção e gerem novas perspectivas de ação.
Cáceres foi a segunda cidade a receber o projeto Workshop da Pecuária de Corte, que ainda irá visitar as cidades de Sinop, Alta Floresta, Nova Xavantina e Tangará da Serra. Todos os eventos são realizados em parceria com a Unemat, exceto em Sinop, onde a parceria foi feita com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop.