Apenas dois candidatos debatem propostas para o campo
Por assessoria
27/09/2012 - 20:52
O candidato a prefeito de Cáceres, Francis Maris, participou na manhã desta quinta-feira (27) no Auditório Edival dos Reis, na Universidade do Estado de Mato Grosso, de um debate promovido pelo Fórum de Educação do Campo. Na oportunidade o candidato pode apresentar as propostas e como pretende trabalhar com as famílias do campo.
O debate contou com a presença de somente dois candidatos, o Francis, e o candidato do PT, Edinho. O candidato Leonardo Albuquerque da coligação “O Futuro Começa Agora” não compareceu ou justificou a ausência.
Durante toda a manhã Francis apresentou as propostas de geração de emprego e renda para as famílias do campo com a melhoria genética do rebanho bovino, beneficiamento da produção, incentivo ao cooperativismo, criação de peixes, estimular a cadeia da madeira. Como proposta para a saúde, Francis assegura que vai adquirir e equipar um ônibus para transformar em consultório médico e odontológico móvel para atender a área rural até que o município tenha condições de equipar e construir novos postos de saúde nas comunidades rurais e manter equipes fixas nessas localidades.
Para a área educacional, tema do Fórum de Educação, o candidato Francis Maris, destacou que vai trabalhar com afinco para recuperar as estradas rurais e em conjunto com o governo federal adquirir novos ônibus, o que vai proporcionar um transporte escolar mais eficiente, com qualidade e a um custo menor para o município. Como estímulo a produção agrícola familiar, ele assegurou que vai fazer cumprir a legislação que obriga a prefeitura a comprar produtos oriundos da agricultura familiar para a merenda escolar, o que vai garantir renda para o pequeno produtor e melhor qualidade na alimentação das crianças.
Outra necessidade das comunidades do campo diz respeito a melhoria dos prédios das escolas rurais. Francis reconhece essas carências e lembra que uma das primeiras ações é regularizar a documentação dessas escolas para que as mesmas possam participar de projetos estaduais e federais e com isso receber recursos e investimentos dessas esferas de governo.
Para Francis a participação nesses encontros com a comunidade é importante porque assim é possível discutir os problemas com quem os vive de perto e encontrar soluções que realmente contemplem as necessidades da população. “Eu estou sempre aberto para dialogar com a comunidade, pois o nosso plano de governo está em permanente construção é aberto a sugestões e propostas. Entendo que se somos chamados a participar dessas discussões temos que comparecer, pois só assim, ouvindo a população é que podemos fazer uma boa administração.
Moradores do DNER
Francis Maris também participou na noite de quarta-feira (26) de um encontro promovido pela Associação Comunitária de Moradores do Bairro DNER para discutir os problemas da região, principalmente relativo a ampliação de profissionais na unidade de saúde e a falta de sinalização no trânsito.