AZPEC faz reunião amanhã em Cáceres
Por Assessoria/Clarice Navarro Diório
25/09/2012 - 12:22
CONVITE
A Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (AZPEC), através de seu presidente Pedro Alexandrino Panoff de Lacerda, convida a comunidade em geral a participar de reunião que será realizada neste dia 26 de setembro de 2012, quarta-feira, das 15 às 17 horas, no auditório Edival dos Reis- Unemat (Cidade Universitária), com a presença do secretário- executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CNZPE- órgão do Ministério do Desenvolvimento responsável por receber e avaliar os projetosde implantação de ZPE’s no país) Gustavo Sabóia Fontenele e Silva. A reunião é aberta aos interessados e tem como objetivo o debate e esclarecimentos sobre o processo de implantação da ZPE de Cáceres/Mato Grosso.
As oportunidades de negócios oferecidas nas Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) serão discutidas na próxima quinta-feira (27/09), às 9h, no plenarinho da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). O evento, realizado pela instituição e pela Administradora da Zona de Exportação de Cáceres (AZPEC), terá a presença do secretário executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Gustavo Sabóia Fontenele e Silva, que falará sobre a atual situação das ZPEs no país e da implantação da ZPE de Mato Grosso, em Cáceres.
Segundo o secretário, que já está em Mato Grosso e visita nessa quarta-feira (26/09) o local onde será instalada a ZPE em Cáceres, a reunião é aberta aos empresários interessados na zona de exportação. “Vamos falar da situação da ZPE no Estado, que está em fase pré-operacional de implantação, das exigências e limitações do regime. No local poderão ser instaladas indústrias de qualquer porte e setor, mas conforme determina a lei, no mínimo, 80% da produção deve ser destinada à exportação”, explica.
Para Sabóia, o Estado tem que aproveitar a existência de cadeias fortes como a de soja, grãos, aves e outras, além da proximidade com o Paraguai e a Bolívia para reduzir custos com logística e outros gastos tidos dentro do país, reduzindo o custo Brasil. “Conforme a realidade socioeconômica, Mato Grosso pode contribuir para o desenvolvimento da base produtiva forte e que agregue valor. Há muita riqueza, mas é necessária uma cadeia produtiva de integração e arranjos produtivos legais”, afirma.
O diretor presidente da Administradora da Zona de Processamento de Exportação (AZPEC) de Cáceres, Pedro Panoff de Lacerda, explica que o processo de implantação da ZPE está bastante adiantado e que 17 empresas já encaminharam as respectivas cartas de intenção para instalação naquela área. “O terreno de 240 hectares já está com licença ambiental e o processo de alfandegamento está em fase final na Receita Federal”, afirma. A reunião terá a presença de representantes do Governo do Estado de Mato Grosso e do CZPE, entidade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O evento é aberto ao público e gratuito. Mais informações pelos telefones (65) 3611-1541 ou (65) 3611-1678.
A AZPEC está convidando a comunidade em geral para participar de reunião que será realizada neste quarta-feira, 26 de setembro de 2012, das 15h às 17h, no auditório Edival dos Reis na Cidade Universitária da Unemat no Bairro Santos Dumont.
A reunião contará com a presença do secretário- executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CNZPE- órgão do Ministério do Desenvolvimento responsável por receber e avaliar os projetosde implantação de ZPE’s no país) Gustavo Sabóia Fontenele e Silva.
O evento é aberto aos interessados e tem como objetivo o debater e esclarecer sobre o processo de implantação da ZPE.