Lançada em Cáceres obra do canil de farejadores
Por Diário de Cáceres
25/09/2012 - 10:00
O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Diógenes Curado, e o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, fizeram na tarde de ontem o lançamento oficial da obra de construção de um canil para adestramento de cães farejadores em Cáceres. Os cães serão treinados para auxiliarem as forças de segurança no combate ao tráfico de drogas no Estado, especialmente na área de fronteira. Também estavam presentes o secretário José Lacerda, da Casa Civil, e o secretário de Cidades, Gonçalo Barros, além da cúpula da Polícia Militar e autoridades locais.
A obra,orçada R$ 375 mil reais, foi licitada no inicio de agosto e terá 16 baias. O canil ficará junto ao prédio do CISC –Centro Integrado de Segurança e Cidadania.
A obra está ‘no papel’ desde 2008, e ressurgiu através de uma luta encabeçada pelo juiz criminal da comarca de Cáceres, Geraldo Fernandes Fidélis Neto, como o apoio da maçonaria local. Para que saísse da fase de projeto, foram realizadas várias reuniões com o governador Silval Barbosa, em Cuiabá.
Durante o lançamento da obra o juiz
Destacou a força de vontade do governador Silval Barbosa, “que cumpriu um compromisso firmado com Cáceres desde quando era ainda vice-governador.” O juiz ressaltou que a conquista é fruto de um trabalho conjunto e destacou a importância do canil para uma região emblemática como a de fronteira, no que tange ao narcotráfico.
“Os cães irão auxiliar os trabalhos da Policia Federal, Policia Rodoviária Federal, Exército e a Marinha e do Gefron. Com certeza, é um grande passono combate às drogas”-disse ele.