O mato-grossense vai pagar mais pelo uso da energia elétrica a partir de domingo (8). O reajuste será de 13,17% foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O aumento da tarifa se deve à quarta revisão tarifária da empresa Energisa Mato Grosso, que é realizada de cinco em cinco anos. De acordo com o informe da Aneel, as indústrias do Estado terão um aumento na tarifa de 5,94%.
A revisão tarifária periódica reposiciona os valores cobrados dos consumidores após analisar custos e investimentos para a prestação dos serviços de distribuição de energia elétrica.
Audiências públicas foram realizadas nos primeiros meses do ano em Cuiabá. Nelas, foram discutidos os fatores que influenciam o aumento de energia.
A Energisa disse que, entre eles, estão a compra da energia dos distribuidores, as perdas associadas dentro da própria concessionária e os investimentos realizados pela empresa.
A Energisa atende mais de 1,3 milhão de unidades consumidoras em 141 municípios de Mato Grosso.
O reajuste não exclui o aumento que ocorre em razão das bandeiras vermelha e amarela. Ou seja, em períodos de bandeira vermelha, o consumidor também sofrerá com mais aumentos.