Os professores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Paulo Alberto dos Santos Vieira e Tânia Paula da Silva, publicaram o livro ‘Educação e diversidade: Experiências e desafios em Mato Grosso’, em parceria com a professora Jacqueline da Silva Costa, da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
Organizado pelos três professores, o livro traz artigos que abordam as políticas de ação afirmativa que passaram a incidir na educação, mercado de trabalho e concursos públicos. Estas ações são o resultado de pressões exercidas pelo Movimento Negro, sobretudo a partir da década de 1950, quando a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) concluiu que o racismo era um dos substratos das desigualdades do país.
O livro aborda as transformações ainda em curso no interior da sociedade brasileira, que passa a imprimir o reconhecimento da diferença étnico-racial no âmbito da institucionalidade democrática, e também traz inflexões das políticas educacionais que foram responsáveis pela criação da Secretaria de Educação a Distância, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi).
Por fim, este livro é fruto do Edital de Política de Promoção da Igualdade Racial (Uniafro) do Ministério da Educação, o qual o Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (Negra) da Unemat foi contemplado com recursos para a formação de professores.
Organizadores
O professor doutor Paulo Alberto dos Santos Vieira é docente do curso de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Unemat.
A professora doutora Tânia Paula da Silva é docente do curso de Graduação e do PPGEdu da Unemat.
A professora doutora Jacqueline da Silva Costa é docente do curso de Pedagogia da Unilab.