O dia marcado para ser o símbolo da vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) e contra o sarampo é neste sábado (18), batizado de “Dia D”. A Prefeitura montou toda estrutura necessária, através da Secretaria Municipal de Saúde e espera vacinar cerca de 6 mil crianças, na idade de até 5 anos de idade.
Para essa importante missão, a Prefeitura conta com a parceria do Rotary Club, entidade internacional que atua mundialmente na prevenção, conscientização e na arrecadação de recursos para pesquisas e fabricação de vacinas, através do um projeto chamado End Polio Now (Acabar com a pólio agora).
Na verdade, a campanha de vacinação se estende até o dia 31 de agosto, para que todas as crianças de um ano a menores de cinco anos devem ser vacinadas contra a pólio e o sarampo.
Para divulgar o “Dia D”, a Secretaria de Saúde empreendeu uma vasta divulgação que compreende a distribuição de panfletos em paradas de veículos, conhecidas como ‘pit-stop’ e o trabalho de mídia institucional, em outros veículos e na internet, como as redes sociais.
Apesar da ampla divulgação que é feita todo ano, o secretário de Saúde, Tonny Mendes, revela o número de procura pelas vacinas não é o esperado. ”Esses números estão extremamente baixos. Temos equipes, estrutura, divulgação, mas, infelizmente, parte da população não está atendendo ao chamado”, lamenta o secretário.
Neste “Dia D”, todos os postos de saúde e os de apoio, como no Rotary Clube, estarão imunizando as crianças que comparecerem. O trabalho também vai compreender a zona rural do município.
As equipes da Atenção Básica e Vigilância de Saúde da Prefeitura também vão atuar na campanha de vacinação.
LOCAIS DE VACINAÇÃO -
01 AMB. DA CRIANÇA
02 CAIC
03 COHAB NOVA
04 GUANABARA
05 JARDIM PARAISO
06 POSTÃO/ CRS
07 RODEIO
08 SANTAIZABEL/ MARAJOARA
09 SANTOS DUMONT
10 VILA IRENE
11 VILA REAL
12 VISTA ALEGRE
13 VITORIA REGIA
14 CARAMUJO
15 HORIZONTE D OESTE