Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeitura quer reconstituir coroas do Marco do Jauru
Por assessoria
22/02/2019 - 13:46

Foto: assessoria

Cônsul de Portugal visita Cáceres e promete ao prefeito que vai levar ao embaixador de Portugal pedido de Francis

 

 

Por solicitação do Embaixador de Portugal em Brasília, o cônsul honorário daquele país em Cuiabá, professor Augusto Frederico Müller Júnior, esteve em visita ao prefeito Francis Maris Cruz para discutir um pedido que o prefeito fez à Embaixada Portuguesa, a fim de solicitar ajuda para devolver ao Marco do Jauru, duas coroas que faziam parte do monumento quando de sua transferência do local de origem para a Praça Barão do Rio Branco, em 1883.

Além da falta de recursos financeiros para o projeto, há ainda a dificuldade de se saber as dimensões das coroas e os detalhes originais, uma vez que as poucas fotografias que existem não retratam detalhes necessários para cópias fiéis, como requer o intento. A ajuda solicitada pelo prefeito Francis é no sentido de conseguir ajuda financeira e técnica. “O Marco do Jauru é de grande importância não só para Cáceres, mas para toda a história do país. Temos o maior orgulho em possuir esse monumento, fazemos parte da história, portanto, temos a obrigação de zelar por ele e de fazer tudo o que for possível para resgatar o que estiver ao nosso alcance”, disse Francis ao cônsul, agradecendo a atenção da Embaixada de Portugal ao enviar seu representante.

O cônsul lembrou que as duas coroas faziam parte do Marco e eram símbolos da consolidação da região no território brasileiro. “Ao que parece, as coroas eram feitas em pedras incrustradas em metal. Mas podemos fazer em concreto até, desde que resgate os valores simbólicos e a forma original, de grande importância não só para Cáceres, mas para Mato Grosso e o Brasil”, frisa o cônsul.

Para dar sequência, o cônsul Augusto afirmou que ainda nesta semana teria uma audiência em Brasília com o embaixador português, a quem iria reportar tudo o que foi discutido em Cáceres com o prefeito Francis. “O embaixador deverá participar das comemorações dos 300 anos de Cuiabá e, na oportunidade, poderá vir a Cáceres reinaugurar o Marco do Jauru”, garantiu o cônsul honorário de Portugal para Mato Grosso e Rondônia.

Acompanhando o cônsul, o professor e engenheiro civil e historiador Adilson Domingos Reis informou que o projeto é um sonho coletivo. “Recuperar as coroas do Marco do Jauru é um grande resgate da história que vai refletir também no turismo da região. Será um trabalho de grande dimensão”, destacou.

Adilson já reportou em seus registros históricos que quando da translação do Marco para a cidade, as coroas já não faziam parte do monumento, tinham sido roubadas ou destruídas. Eram uma de cada lado, representando as posses de Portugal e Espanha. “A partir das ilustrações e com a tecnologia de hoje será possível a reconstituição”, garante o professor.

Adilson prevê que os dois países, Portugal e Espanha, possam contribuir até financeiramente com a reconstituição das duas coroas.

Também participaram da reunião os militares do Exército, Coronel Hervé e o subtenente Rogério. O coronel adiantou que o projeto de reconstituição das coroas vem ao encontro de um projeto do Exército em Cáceres de se instalar no local original do Marco, no interior do município às margens do Rio Jauru, uma réplica do monumento da Praça Barão, em tamanho real.

Durante a reunião, foi aventada a possibilidade de se fazer uma grande incursão até o local, para o trabalho de revitalização, com a presença de autoridades e os diversos seguimentos da sociedade, podendo contar até com a presença de representantes da Espanha e de Portugal, que seriam convidados para o evento.

O monumento

O Marco do Jauru é um monumento histórico, localizado no município de Cáceres, em Mato Grosso. Feito em Lisboa, de pedra de lioz, o marco foi trazido desmontado ao Brasil, sendo montado e plantado à margem do Rio Jauru, em 1754, levado para a cidade 129 anos depois.

A peça arquitetônica, seccionada em duas partes, portuguesa e espanhola, foi erguida com a finalidade de demarcar a fronteira territorial, estabelecida pelo Tratado de Madri, entre os domínios espanhóis e portugueses na América do Sul, e selou o fim das disputas territoriais entre os dois países na América.

O Marco do Jauru é conhecido como o símbolo da soberania brasileira na fronteira oeste.

 

Carregando comentarios...