Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Estado Lança Conselho Comunitário de Segurança Pública em Cáceres
Por Joner Campos
30/03/2019 - 10:02

Foto: arquivo

Foi lançado nesta sexta-feira (29) em Cáceres o Conselho Comunitário de Segurança Pública da cidade. O órgão contará com a presença das forças de segurança, entidades públicas e sociedade organizada e tem o objetivo de aproximar o estado do cidadão. O evento foi realizado pela manhã no Fórum da Comarca.

A ideia do Conseg surge para criar um espaço onde todos podem se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade da comunidade. Em Cáceres a Polícia Militar está sendo a grande mobilizadora. O comandante do Sexto Comando Regional da Polícia Militar na cidade, tenente-coronel Antônio Nivaldo de Lara Filho, explica como deve funcionar o conselho. “Os membros desse conselho partem da própria sociedade e acabam ajudando a secretaria de segurança pública a resolver problemas da comunidade. O Conseg é um organismo que pode receber recursos para destinar no aparelhamento e estrutura das forças de segurança do município” afirma o tenente-coronel.

O comandante do Grupo Especial de Fronetira, tenente-coronel José Nildo Silva de Oliveira, também esteve presente e elogiou a iniciativa. “São parcerias que vem pra somar junto aos órgãos de segurança pública. Sabemos que por lei é dever do estado prover a segurança, mas a sociedade organizada vem consolidar e fortalecer cada vez mais a segurança e nos ajudando, porque precisamos muito”.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública do município de Sorriso, Sebastião Ferreira de Andrade Filho, veio para o lançamento do Conseg de Cáceres. Na oportunidade explicou como funcionam os trabalhos do conselho em Sorriso e como é possível auxiliar na sensação de segurança da população. “Nós precisamos nos perguntar o que temos para oferecer ao nosso estado, não somente nos vitimizar e esperar que as coisas aconteçam. Em Sorriso nós estamos comprando equipamentos para verificação de crimes ambientais e outros para detecção de entorpecentes, assim dá pra fazer mais por Mato Grosso e pelo nosso país” explica Andrade.

Para a delegada da Delegacia de Fronteira de Cáceres, Cinthia Cupido, a ferramenta também colabora com os trabalhos da Polícia Civil. “O conselho traz a sociedade para a segurança pública, com isso nós vamos conseguir resolver problemas que não costumam chegar pra gente como demanda. Algumas pessoas tem receio de ir até a delegacia e vão poder recorrer a esse grupo que passará a informação para as forças tomarem providências”, diz a delegada.

Carregando comentarios...