Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Exposição reúne coleção de monolitos de solos e arte em telas produzidas no IFMT Cáceres
Por Edna Pedro/assessoria
25/07/2019 - 16:20

Foto: assessoria

O 37º Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, realizado esta semana no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá-MT, sedia exposição composta por peças de monolitos de solos e telas produzidas com pigmentos de solos em ações e projetos desenvolvidos pelo Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo. A atividade coordenada pelo professor do IFMT, Juberto Babilônia de Sousa, doutor em Geografia com ênfase em estudos dos solos, reúne seis peças de monolitos de solos com perfis de solos coletados em municípios mato-grossenses, além de 11 telas produzidas por estudantes da educação básica de Cáceres e participantes de oficinas desenvolvidas no IFMT, praças públicas e escolas do município.

As obras de pinturas com pigmentos de solos integram o projeto de pesquisa “Arte livre com solos”, desenvolvido pelo professor Juberto em conjunto com o professor de arte do IFMT Cáceres, Célio Jonas Monteiro, doutorando em Tecnologia das Artes. Entre os objetivos, o projeto tem o propósito de promover a educação ambiental incluindo a difusão e aperfeiçoamento de técnica de utilização de solo para produção de tintas.

No caso dos monolitos de solos que consistem em cortes verticais de perfis de solos retirados, montados e conservados para exposições e estudos, as peças foram produzidas pelo professor Juberto e o laboratorista do IFMT Cáceres, Alan Rodrigo Cruz de França com perfis de solos dos municípios de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Poconé, Cáceres e Salto do Céu.  

O trabalho de produção artesanal de escultura das peças contou com o treinamento de coleta em campo e técnicas de preparo de monolitos ministrado no IFMT Cáceres pelo professor da Universidade Federal de Viçosa, Walter Antônio Pereira Abrahão.  O treinamento realizado, em março deste ano, envolveu estudantes e docentes do IFMT em Cáceres e de programas de pós-graduação stricto sensu em Geografia e em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, e em Agricultura Tropical da Universidade da Federal de Mato Grosso, UFMT.  

Após a exposição, as peças de monolitos serão disponibilizadas como material didático ao Departamento de Agronomia da UFMT, em Cuiabá, e no Laboratório de Solos do campus do IFMT em Cáceres.

De acordo com o coordenador da atividade, para além das exposições e do material já produzido, a perspectiva agora é a criação de um grupo interinstitucional com o objetivo de produzir coleções de solos representativos de Mato Grosso.

“A proposta é o início de um projeto que buscará criar/montar uma coleção de solos de Mato Grosso e num futuro criar o museu de solos representativos do Estado de Mato Grosso”, projeta Sousa.

Parcerias

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT é uma das instituições realizadoras do 37 º do Congresso Brasileiro de Ciência do Solo promovido pelo Núcleo Regional Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo em ação conjunta com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso ( Unemat), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).  Com base na temática “Intensificação sustentável em sistemas de produção”, o evento, realizado até o próximo sábado (27.07), reúne entre as atividades, apresentações de trabalhos, mesas-redondas, palestras, conferências, simpósios, minicursos, tour técnicos e viagem de reconhecimento e correlação de solos

Carregando comentarios...