Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeitura de Cáceres inaugura prédio CTA/SAE
Por assessoria
11/12/2019 - 09:03

Foto: Ronivon Barros

A Prefeitura de Cáceres por meio da Secretaria de Saúde reinaugurou (06), a reforma e a ampliação do prédio do Centro de Testagem e Aconselhamento/ Serviço de Atenção Especializado (CTA/SAE), na Avenida dos Bandeirantes, no Bairro DNR.

A gerente do CTA/SAE, Makelaine Bustolin Campos, agradeceu a toda equipe e a Gestão Francis e Eliene, pela realização deste sonho. “Vamos poder receber nossos pacientes num local tão agradável como ficou as instalações do CTA/SAE, muito obrigada pela realização deste sonho”, disse Makelaine.

Coordenadora das Unidades especializadas da SMS, Vanderly Muniz, contou que sempre amou o trabalho que é realizado no CTA/SAE, o apoio que é prestado aos portadores da doença e aos familiares. “Quero  agradecendo a DEUS por este momento  de conquista e gratidão por este serviço tão especial para mim e para quem precisa dele, agradeço ao prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, pela oportunidade por estar participando deste momento, agradeço a secretária de Saúde Silvana Maria de Souza, pela confiança em mim e em meu trabalho, agradecer a todos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, de vários setores da Prefeitura pela ajuda e apoio para que pudéssemos estar inaugurando esta unidade hoje,  agradecer toda  equipe do CTA/SAE,  esta equipe maravilhosa e de tamanha responsabilidade com este serviço” finalizou Vanderly.

      A secretária de Saúde Silvana, explicou como foi o caminho percorrido para conseguir um prédio adequado. “Para pleitear o financiamento que seria disponibilizado a seis serviços de tratamento do HIV/AIDS do estado de Mato Grosso, projeto destinado à ampliação e reforma dos SAEs do estado. Tivemos que cumprir alguns critérios: equipe completa, coerência do orçamento, apresentar através de documentos: as ações desenvolvidas para a população específica, atividades essenciais realizadas pelo serviço, realizar teste rápido de HIV, Hepatites e SIFILIS, atividades de prevenção como palestras, eventos relacionados a atualização do serviço, atenção as pessoas vivendo com HIV/AIDS, visitas domiciliares, articulação da rede de serviços, notificações, capacitações de profissionais, análise de série histórica e estar localizado na sede própria.

         Na época conseguimos documentar este prédio que era cedido ao município, porém sem documentação necessária para que pudéssemos participar deste processo seletivo e com o apoio irrestrito do prefeito Francis, conseguimos legalizar junto ao Estado a documentação de doação por 20 anos com a proposta de cedência do prédio para o município de Cáceres.

Foram selecionados três municípios: Cáceres, Tangará da Serra e Sinop. E o nosso foi o primeiro a entregar toda documentação necessária para participar deste processo”, Silvana finalizou agradecendo ao empenho dos funcionários.

A vice-prefeita, Eliene Liberato falou que o serviços do CTA/SAE tem o grande objetivo é intensificar as ações de prevenção entre os jovens e adultos para que se conscientizem quanto a importância da prevenção ao HIV/AIDS e outras ISTs. “O CTA/SAE de Cáceres, através de todos os profissionais, acredita que as ações de prevenção não podem e não devem serem isoladas e sabemos que ainda há muito por fazer”, argumento Eliene.

O prefeito Francis, disse que ainda há muito ainda por ser feito, porém o grande desafio se resume a uma única e dolorosa verdade, acabar com o preconceito e a falta de informação sobre o HIV e a AIDS, diante disso acreditamos ações de prevenção em grande escala pode evitar mortes relacionadas à AIDS e os riscos de retrocesso na resposta à epidemia. Nós economizamos para arcar com o valor da contrapartida do município é de R$112.33141, o caminho ainda é longo. Que a guerra ainda não foi ganha, mas se cada pessoa aqui, nessa tarde, e todos os que trabalham com o mesmo objetivo, atuarem com esperança, compromisso de lutar por aqueles que foram deixados para trás, vamos conseguir vencer essa guerra”, finalizou Francis.

 

Carregando comentarios...