Vídeos que circulam nas redes sociais mostram garimpeiros povoando novamente a região de Pontes e Lacerda (460 km de Cuiabá) em busca de ouro. Existe a informação de que é possível retirar até “10 kg de ouro por buraco”.
De acordo com o programa “Balança MT” da TV Cidade Verde, os garimpeiros estão povoando a região na busca do Eldorado. Conforme informações a nova área, não é a mesma da Serra do Caldeirão, onde uma verdadeira corrida do ouro foi iniciada em 2015, com retiradas de garimpeiros pelo poder público.
Serra do Caldeirão
O garimpo mais famoso do Brasil foi descoberto no final do mês de agosto de 2015, mas só ficou conhecido nacionalmente no começo de outubro. O local fica na zona rural de Pontes e Lacerda.
Por dia, segundo estatísticas da própria da polícia do município, passavam cerca de 5 mil pessoas, entre garimpeiros e curiosos. Por causa do boato de ouro fácil, pessoas de todos os cantos do país fizeram dívidas, deixaram a família e partiram para o município em busca da riqueza.
Passados dois meses da instalação do garimpo na Serra do Caldeirão, o juiz federal Francisco Antônio de Moura decidiu acatar denúncia do Ministério Público Federal e mandou fechar o garimpo e apreender qualquer material que fosse encontrado e prender quem estivesse com ouro.
O garimpo chegou a ser desocupado duas vezes em 2015, voltou a ser ocupado no final de dezembro de 2016 e desocupado no último dia 24 de janeiro deste ano.