Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Seciteci retoma construção da Escola Técnica de Cáceres
Por assessoria
21/05/2020 - 17:27

Foto: assessoria

A ordem de serviço para a retomada da construção da Escola Técnica de Cáceres (200 km de Cuiabá) foi assinada, nesta quinta-feira (21.05), pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato. A obra, que estava paralisada devido à falta de repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi retomada graças à destinação de recursos da ordem de R$ 2,25 milhões do Governo do Estado.

De acordo com o secretário, a unidade, que terá capacidade para atender 1.400 alunos, deverá ser entregue à população cacerense no mês de outubro. “Sabendo da necessidade de capacitação da mão de obra, o governador Mauro Mendes designou recursos para concluir essa escola, que teve o seu projeto iniciado há 10 anos. É um dia muito feliz, pois sabemos que a qualificação profissional transforma o futuro das pessoas e estamos contribuindo para o desenvolvimento dessa região”, afirmou.

Ao todo, já foram investidos mais de R$ 10 milhões para a construção da unidade, que possibilitou a conclusão de 89% da obra. Em uma área total de 5.577 metros quadrados, a escola contará com 12 salas de aula, 11 laboratórios, um laboratório especial, um auditório com capacidade para 150 pessoas, quadra poliesportiva, biblioteca, centro de vivências (refeitório e jardim) e salas para o administrativo pedagógico.

Durante o evento, que foi realizado na escola, o prefeito de Cáceres, Francis Maris, destacou a importância desse investimento para os municípios da região. “Tenho certeza de que essa escola contribuirá muito para a formação da nossa população, principalmente das gerações futuras. Parabéns ao governador, ao secretário Nilton Borgato, aos deputados e a todos os envolvidos nesse projeto tão importante para a nossa cidade”, afirmou.

O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Stephano do Carmo, também agradeceu aos parlamentares. “A união de esforços foi fundamental para a continuidade dessa obra. Estamos prontos para fazer parcerias com o município na formação profissional de trabalhadores que atendam Cáceres e os demais municípios que compõe a região Oeste do Estado”, disse.

Seciteci

 

Cursos gratuitos

Na oportunidade, o secretário Nilton Borgato também informou sobre as inscrições para dois cursos gratuitos que serão ofertados pela Seciteci a partir de junho. Em parceria com o Ministério da Educação (MEC) estão sendo disponibilizadas 650 vagas de educação a distância para os cursos de Operador de Computador e Promotor de Vendas.

Os cursos são de  Formação Inicial Continuada (FIC) com carga horária de 160 horas. O processo de seleção será por ordem de inscrição, entretanto, caso ocorram mais inscritos, haverá uma lista de vagas remanescentes. Os documentos necessários para inscrição são: Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e histórico escolar do Ensino Fundamental I (1º a 5º).  As inscrições podem ser feitas no site da Secretaria: www.secitec.mt.gov.br

O evento também contou com a presença da vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, do responsável técnico da empresa BK Construções, Luiz Renato Bambirra, do superintendente de Educação profissional e Superior da Seciteci, Aryeh Craveiro, da coordenadora pedagógica da Seciteci, Ana Flávia Derze Soares, além de profissionais da imprensa e representantes de entidades.

Carregando comentarios...

Educação

Ministério da Educação adia o Enem 2020

20/05/2020 - 15:30