O Hospital São Luiz, em Cáceres (MT), ampliou o número de leitos exclusivos para o atendimento de pacientes com o novo coronavírus na região. A partir de desta quarta-feira, 24/6, a unidade terá 31 leitos de enfermaria e 5 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos.
A ampliação do número de leitos da unidade faz parte de uma contratualização entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) com o Hospital São Luiz no atendimento de pacientes com origem do SUS (Sistema Único de Saúde).
Médicos e profissionais do Hospital São Luiz que atuam na assistência aos pacientes com a Covid-19 receberam treinamentos realizados a partir das diretrizes assistenciais desenvolvidas pela Pró-Saúde, entidade que realiza a gestão da unidade.
As diretrizes seguem protocolos de segurança preconizados pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde. Os leitos estão devidamente equipados para o atendimento dos pacientes.
“O objetivo é oferecer atendimento rápido e seguro aos pacientes seguindo os padrões nacionais e internacionais, especialmente neste momento de aumento do número de casos”, afirmou Sérgio Luzzi, coordenador Médico da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do São Luiz.
Para o diretor Hospitalar Bruno Zanata, o aumento do número de leitos é uma boa notícia para a população, uma vez que o Hospital São Luiz é referência para os casos de Covid-19 em 22 municípios da região.
Até o momento, 14 pacientes estão internados na unidade, sendo quatro suspeitos e dez confirmados para Covid-19.
Nove pacientes estão internados na enfermaria e cinco estão internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).