Tera Sampaio, de Cáceres, está entre as três composições finalistas e a escolha do Hino vencedor sairá de votação popular pela internet
Já estão disponíveis para votação popular, pela internet, através do site institucional da prefeitura de Juína, as 3 composições finalistas do Concurso do Hino Oficial de Juína. A plataforma ficará disponível até o dia 12 de agosto, e o resultado do Hino vencedor será divulgado no dia 14 de agosto de 2020.
Os compositores finalistas são: Alexsandro Cordeiro dos Santos, da cidade de Cuiabá; Raniel Nogueira Carvalho, residente de Juína e Tera Amadizom Sampaio, representando a cidade de Cáceres. Todos eles conseguiram atingir avaliação “ÓTIMA” pelas três Comissões Avaliadoras do Concurso, que ainda teve mais duas composições com a mesma nota Ótima, mas classificando em 4º e 5º lugares.
No Parecer de Avaliação, as comissões, considerou os critérios estabelecidos no regulamento de participação, observando na criação da letra, contendo a referência geo-história do município, com enfoque às usas origens, a presença indígena, fauna, flora, bens naturais, sociais e econômicos, entre outros.
Outro ponto que vale a pena ressaltar é, nas etapas de avaliação pelas Comissões, foram o anonimato dos compositores. “Todas as canções foram avaliadas, considerando apenas o código de inscrição do candidato”, diz trecho do Resultado Geral de Classificação, mostrando a imparcialidade na análise e no julgamento das letras e músicas.
As comissões formadas foram as seguintes: Comissão de Juína, composta de 10 representantes do município de Juína, entre músicos, professores de história, pioneiros e representantes indígenas e patrimônio cultural; Comissão Técnica Musical da UFMT, formada por três músicos representantes da Universidade Federal de Mato Grosso; e a Comissão Técnica Musical do Corpo Militar da Polícia Militar, composta de três músicos da Polícia Militar de Mato Grosso.
Ao todo, foram inscritos, 41 composições, entre os meses de janeiro a março, sendo 28 de compositores de Juína, 06 de Cuiabá, 02 da cidade de Castanheira-MT e Cáceres, Pontes e Lacerda, Blumenau-SC, Belo Horizonte e Lagoa Santa, ambas de Minas Gerais, com uma composição cada.
Além dos 05 hinos com avaliação ÓTIMA, a Comissão avaliou 10 composições com a nota BOM, 21 como REGULAR, e 05 músicas foram eliminadas por não enquadrarem dentro do tempo exigido no edital, entre 2 a 4 minutos.
O concurso para a escolha do Hino Oficial de Juína é uma realização da prefeitura de Juína, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, do Departamento Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural.
O compositor vencedor receberá uma Premiação de R$ 8.000,00 (oito mil Reais) e os dois outros finalistas receberão uma Premiação de participação finalista de R$ 2.000,00 (dois mil reais).
Participe desse momento histórico! Ouça as canções, vote na composição favorita e confirme o seu voto.
Clique no link: https://tradin.com.br/prefeiturajuina/
A cidade de Juína está localizada na região noroeste de Mato Grosso. Tem 38 anos e seu fundador é o cacerense, engenheiro Hilton de Campos, através de ações desenvolvidas para a colonização ainda no ano de 1978. A criação do município se deu pela Lei 4.456, de 09 de maio de 1982, de autoria do deputado estadual Oscar Ribeiro. Hoje, o município tem uma população de 40.997 habitantes (IBGE) e uma área territorial maior que Cáceres, com 26.189 km2, sendo a terceira maior do Estado.
Veja abaixo, as letras das composições finalistas:
COMPOSIÇÃO 1 |
COMPOSIÇÃO 2 |
COMPOSIÇÃO 3 |
Compositor: Alexsandro Cordeiro Código de Inscrição: 14/2020 |
Compositor: Raniel Nogueira Código de Inscrição: 09/2020 |
Compositor: Tera Sampaio Código de Inscrição: 01/2020 |
Na floresta ela nasceu Foi crescendo, prosperando Oh! Juína, sempre bela, Noroeste em Mato Grosso, Os seus rios caudalosos Oh! Juína, sempre bela, Quando a história começou Com o indígena na floresta Oh! Juína, sempre bela,
|
Juína é uma terra Nas margens do Juruena Florestas verdejantes Juína uma mãe Extraindo a madeira Lindos rios te banham Juína tuas conquistas Juína uma mãe
|
Verdes matas, imensas planícies Homens brancos e indígenas valentes Oh, Juína declaram teus filhos Nas florestas que exaltam teu clima Oh, Juína declaram teus filhos
|