A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cáceres será um marco para o sistema de saúde regional e irá ajudar em muito a população porque terá estrutura maior e melhor para atender pacientes de toda rede pública. A afirmação é do prefeito Francis Mais Cruz. Por sua vez, a secretária de Saúde, Silvana de Souza, diz que a unidade está preparada para ofertar um trabalho de referência e terá um impacto positivo para o sistema.
A UPA que levará o nome do ex-prefeito José Souto Faria está, praticamente, concluída, devendo ser inaugurada na próxima semana. O prefeito diz que, aguarda apenas uma decisão do governador Mauro Mendes, para inaugurar a obra juntamente com os novos leitos do Hospital Regional de Cáceres “Dr. Antônio Fontes”.
“O governo e o município fizeram um acordo em entregar a UPA e os novos leitos do Hospital Regional no mesmo dia. A UPA já está praticamente concluída, estamos fazendo apenas os reparos finais. Assim como os novos leitos do hospital. Creio que estaremos inaugurando e entregando as obas à população na próxima semana” afirma Francis.
O Hospital Regional Dr. Antônio Fontes receberá, do governo do Estado, mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender, principalmente, pacientes vítimas do novo coronavírus.
“Não tenho a menor tenho dúvida. A nossa UPA será um marco para o sistema regional de saúde e irá ajudar muito a população, principalmente, nesse período de pandemia, à contar com uma estrutura maior e melhor para atender os pacientes da rede pública” enfatizou.
Estrutura
Localizada em ponto estratégico do município, na Avenida Getúlio Vargas, na área do Centro Operacional de Cáceres – COC-, em frente ao Hospital Regional e o Pronto Atendimento Médico – PAM, o projeto arquitetônico da UPA, de acordo com a assessora de contratos da prefeitura, Suely Maria de Oliveira, segue os padrões exigidos pela Vigilância em Saúde.
“A construção da Upa seguiu padrões exigidos pela Vigilância em Saúde, mas nós adaptamos para atender as necessidades da população, com área de estacionamento de 1.212,8 metros quadrados para futura ampliação de 389,28 metros quadrados. Ambientes amplos, com qualidade de acabamento e revestimentos, materiais de boa qualidade, acessibilidade em toda a unidade”
O valor total da obra é de R$ 3.195.516,78. A prefeitura investiu R$ 995.516,78 de recurso próprio e a área construída é de 928,23, metros quadrados, que é o terreno lateral ao paço municipal”, afirmou Suely.
Leitos do Hospital Regional
O governo do Estado diz que os novos leitos para atendimento á pacientes de Covid e outras melhorias do Hospital Regional representam quase 40% de ampliação da unidade em tempo recorde. Levando em conta que há muito tempo o hospital não recebia um investimento.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, diz que “depois da pandemia, essas instalações serão incorporadas às demais especialidades e nós teremos uma nova estrutura de assistência para suprir as necessidades na região. Todos os equipamentos já estão comprados, somente aguardando a finalização”, disse Figueiredo.
Afirmou que, além dessas 10 UTIs, também serão abertos mais 20 leitos de enfermaria na unidade hospitalar. O Governo do Estado ainda contratou outras cinco UTIs no Hospital São Luiz para atender a demanda da região.
O governador Mauro Mendes frisou que o Estado já abriu mais de 200 UTIs em todas as regiões de Mato Grosso desde o início da pandemia, e há cerca de 190 em processo de abertura, em parceria com os prefeitos. Além disso, Mendes registrou que o Estado está auxiliando Cáceres na atenção básica, com o envio de medicamentos do kit-covid e milhares de testes rápidos.