Troféu “Nhõ Boró” homenageia profissionais de MT que dedicaram ao vida ao rádio
Por assessoria
08/11/2012 - 19:17
O “II Seminário Mato-grossense de Rádio – 90 anos transmitindo informação e cultura” irá homenagear grandes profissionais de Mato Grosso que dedicaram sua vida ao rádio. O troféu “Nhõ Boró” será entregue nesta sexta-feira à noite, a partir das 21 horas, no auditório da OAB-MT, como parte da programação cultural do seminário.
O troféu foi instituído em 2001 para comemorar o Dia do Rádio, celebrado em 25 de setembro pelo Escritório do Rádio – organizador do seminário. Este ano, os homenageados serão os radialistas Jorci José de Arruda e Ildefonso Rosa.
Jorcy José de Arruda, conhecido como Compadre Bático, marcou a adolescência e a juventude de muitos cuiabanos que hoje contam suas histórias aos filhos e netos, tendo como trilha sonora de suas vidas os programas apresentados pelo radialista. Compadre Bático comanda há 35 anos o programa “Cultura Dona da Noite”, levando ao ar de segunda a sábado no horário das 20h00 às 22h00.
Jorcy José ingressou na Rádio Clube de Cuiabá em 1970, ainda na administração do Padre Wanir Delfino Cesar, lendo epístolas durante a programação. Foi sonoplasta, discotecário e já apresentou inúmeros programas consagrados pela audiência, como o “Uniselva – a Voz da Amazônia”, e o sertanejo “Sertão em Festa”. Engenheiro Florestal aposentado da UFMT, Jorcy José ajudou a escrever a história dos 50 anos da Rádio Cultura de Cuiabá.
Já o radialista Ildefonso Rosa começou sua vida profissional na Rádio Santana de Ponta Grossa, no Paraná, em 1963, como Sonoplasta. Em 1967, assumiu a função de locutor e diretor em inúmeras emissoras de rádio no interior do Paraná.
A convite do ex-prefeito Ataíde Pereira Leite, já falecido, em 1984, Ildefonso Rosa veio para Mato Grosso, onde exerceu as funções de locutor e repórter da Rádio Difusora de Mirassol do Oeste. Em 1985, Ildefonso mudou para Cáceres e assumiu a responsabilidade pela montagem da Rádio Jornal. Ali permaneceu até 1993, quando foi contratado pela Rádio Clube FM de Cáceres. Em abril de 1997 foi contratado pela TV Descalvados onde trabalhou com como apresentador de telejornal até 2009.
Atualmente, mesmo aposentado, Ildefonso Rosa continua fazendo rádio e TV. Ainda em Cáceres, na Rádio Clube FM apresenta um programa sertanejo todas as madrugadas e na TV Vitória Régia, afiliada da Rede Bandeirantes - Canal 6 - apresenta um programa esportivo. Na Baixada Cuiabana, a voz de Ildefonso Rosa está no ar na Rádio Industrial de Várzea Grande, com o Prefixo de Identificação da emissora e através de diversas vinhetas.
Nhõ Boró
O troféu foi denominado Nhô Boró em homenagem ao radialista Antônio de Moraes, um dos profissionais mais respeitados e queridos do rádio na baixada cuiabana, que consagrou o programa “Ranchinho do Boró”, no estilo sertanejo, sintonia obrigatória, principalmente para os trabalhadores que acordavam cedo para cumprir as tarefas do dia.
Os “recados” do Boró cumpriram uma das principais missões do rádio que é a prestação de serviços ao cidadão. Nhô Boró é um dos pioneiros do rádio em Mato Grosso, iniciando o seu trabalho na década de 60 na rádio Voz do Oeste, sendo um dos poucos profissionais do rádio que teve a oportunidade de apresentar um programa de auditório aqui no estado.
Por mais de 30 anos apresentou o Programa Sertanejo “Ranchinho do Boró”, e com seu jeito irreverente sempre conseguiu atingir pelo rádio todas as classes sociais. Nesses longos anos, o “Ranchinho do Boró” esteve presente nas madrugadas dos mato-grossenses em diferentes emissoras: Voz do Oeste, Difusora, Atividade e A Gazeta.
Seminário
O “II Seminário Mato-grossense de Rádio – 90 anos transmitindo informação e cultura” é um evento promovido pelo Escritório do Rádio em conjunto com vários parceiros, e será realizado no Auditório da OAB/MT, nesta sexta-feira (09/11), no horário das 08:00 às 23:00h.
O seminário tem como finalidade fortalecer o rádio como veiculo de divulgação de informações, cultura e entretenimento; valorizar o rádio como um dos mais importantes veículos de comunicação de Mato Grosso; fomentar medidas de fortalecimento do rádio como meio de comunicação de massa.
As inscrições para o seminário são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente, pelo site www.mtviaradio.com.br (clik no banner do evento).