Guarda Mirim de Mirassol D’Oeste forma turma
Por
14/04/2012 - 20:58
No dia 14, sábado, ocorreu em Mirassol D’Oeste a formatura de 70 novos Guardas-Mirins. A cidade já conta com 350 integrantes. A cerimônia começou com a execução do hino nacional brasileiro, tocado pela Banda do 2º Batalhão de Fronteira, sediado em Cáceres. Após, houve apresentação do Karatê da Guarda Mirim local, leitura da ordem alusiva ao evento, palavras das autoridades e o desfile de toda a Guarda Mirim.
Várias autoridades estiveram presentes à cerimônia, como o comandante da Policia Militar de Mirassol D’Oeste, Major De Carli, o empresário/pecuarista Roberto Braga (ambos integrantes do projeto), Doutora Delegada de Policia Civil Elisabete Garcia, da DEAM de Cáceres com policiais daquela delegacia, militares da Marinha do Brasil, vereador Wancley com a Guarda Mirim de Pontes e Lacerda, Guarda Mirim de Indiavai, Drª Graciela Constantino, representando o professor Anderson do Amaral, Coordenador do campus da UNEMAT de Cáceres, entre outros.
A aluna Camila Rimi Lucas, 1º Sargento Mirim, designada como Comandante Geral da Guarda Mirim, apresentou toda a companhia ao Major De Carli e ao senhor Roberto Braga, que passaram em revista a tropa.
Na ocasião foi falado sobre o histórico da criação da Guarda Mirim; do apoio financeiro do empresário Roberto Braga ao projeto social, do Termo de Ajustamento de Conduta, que em 2011 o Ministério Público Estadual intermediou beneficiando o projeto financeiramente.
O projeto quando foi criado em 16 de abril de 2011, tinha atividades de Karatê, Capoeira e Teatro. Seis meses depois a diretoria acabou com a capoeira em suas atividades e, hoje, o projeto continua com o Teatro e o Karatê, sendo ainda, inserida uma fanfarra com 108 instrumentos musicais de percussão, fazendo com que ela seja a maior do Estado de Mato Grosso. No inicio, a intenção da associação não era apenas dar atividade aos jovens depois do período escolar, mas passar a eles o conhecimento humanitário, o agir social, fazendo com que eles saibam conviver bem na sociedade, sempre prestando ajuda ao próximo. Segundo o seu diretor,Nilomar Cunha, a Guarda Mirim está realizando um trabalho de grande relevância para a cidade. “Estamos trabalhando há quase 1 ano por nossos jovens. Tenho orgulho do trabalho que realizamos, porque estamos contribuindo para formar cidadãos melhores”, explica ele.
Hoje o projeto social esta inscrito no Conselho Municipal da Criança e Adolescente sob o nº 17/2012, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, nos moldes definidos nos artigos 90 e 91 do ECA, estabelecido pela Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que zelam pela aplicação da política nacional de atendimento dos direitos da criança e do adolescente; que esta em análise pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas o cadastramento da Associação Guarda Mirim naquele segmento do Ministério da Justiça.
A formação dos Guardas-Mirins é militar, no tocante a continência e a disciplina. Os conceitos ensinados aos jovens são atemporais, ou seja, aquilo que desde a antiguidade é aplicado como valores éticos dentro das Forças Armadas, tem sido ensinados dentro do projeto social como a valorização e o respeito pelos direitos humanos, no contexto familiar, social, educacional e profissional, principalmente daqueles que estão vivendo em situação de risco social e pobreza, que por falta de oportunidades e ocupação, vivem constantemente nas ruas, a mercê de todo tipo de violência e expostos ao mundo das drogas.
O jovens da Guarda Mirim de Mirassol D’Oeste cultivam o patriotismo, ética, disciplina, competência, qualidade, honestidade, apresentação pessoal, motivação, auto-estima, comunicação, trabalho em equipe, perspectivas pessoais e profissionais. Os alunos já assistiram palestra do Corpo de Bombeiros (primeiros socorros), prevenção ao não uso de drogas com a Policia Federal, educação no trânsito com a Policia Rodoviária Federal, Educação Ambiental, sexualidade, orientação profissional com a Unemat e, estimulo a leitura com o professor e deputado federal Eliene Lima.
A Guarda Mirim de Mirassol D’Oeste tem proporcionado aos jovens cursos e palestras de capacitação, preparando-o a ingressar no mercado de trabalho. Em 1 ano de existência o projeto já conseguiu empregar 20 alunos na qualidade de menor aprendiz, através da parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado, que oferece curso de computação para os jovens do projeto.