Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
CRF-MT alerta sobre a flexibilização dos cuidados contra a Covid-19
Por Soraya Medeiros
08/12/2020 - 15:57

Foto: arquivo

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), caracterizou as infecções provocadas pelo novo coronavírus (Covid-19) como pandemia no dia 11 de março, a principal recomendação do órgão para conter o avanço da doença tem sido o chamado distanciamento ou isolamento social.

Com o crescimento de novos casos de contaminação no Brasil, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) relembra aos farmacêuticos e técnicos em Análises Clinicas a importância de seguir rigorosamente os procedimentos de biossegurança nas atividades de saúde.

Os profissionais que estão na linha de frente no combate ao vírus e no atendimento à população devem utilizar as medidas de prevenção padrão ao Coronavírus. Por isso, o CRF-MT relembra aos profissionais os cuidados que devem ser mantidos:

– Higienização das mãos;
– Uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI):
– Luvas;
– Máscara cirúrgica cobrindo boca e nariz;
– Avental não-estéril
– Óculos de proteção.

Ao tossir ou espirrar, proteger boca e nariz com a parte interna do cotovelo ou com lenços (preferencialmente descartáveis). Ao adotar essa etiqueta respiratória, evita-se a disseminação do vírus no ambiente.

De acordo com o Ministério da Saúde, 86% dos casos do novo coronavírus são assintomáticos. Ou seja, a maioria das pessoas infectadas não sabe que está doente, o que dificulta a contenção da doença caso as pessoas continuem transitando livremente.

O presidente do CRF-MT, Iberê Ferreira da Silva Junior informa que os hábitos de prevenção ao Coronavírus estão sendo deixados de lado pela população, e isso acarreta um risco à saúde pública.

Iberê alerta para a necessidade de reforçar as medidas de prevenção, segundo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e definidas pelas demais autoridades de saúde. Além disso, reitera que é imperativo seguir com campanhas de educação junto à população para evitar a propagação da Covid-19.

Carregando comentarios...

Artigos

Em busca do espetáculo

07/12/2020 - 09:26