Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Maior desafio da administração foi cumprido; água tratada e de qualidade abastece toda população
Por assessoria
08/12/2020 - 16:03

Foto: arquivo

Uma das principais dificuldades vivenciadas, nas últimas décadas, e que se se constituíram também, como um dos maiores desafios da administração do prefeito Francis Maris Cruz, em Cáceres, a falta de água tratada, para atender a população, principalmente, dos bairros mais distantes da área central do município, hoje no final de duas gestões consecutivas, é um sonho realizado.

O número de ligações residenciais, comerciais e industriais que, em 2013, início da primeira gestão da administração, era de 19.792 saltou para 28.987 Um aumento mais que considerável de 46,46%. O volume de água tratada distribuída que era de 260 mil litros por hora, mais que triplicou desde 2016, passando para 800 mil litros/hora.

Pelos estudos técnicos, os investimentos realizados no sistema, durante esse período, deverá garantir o fornecimento de água tratada e de qualidade à população por um período de, pelo menos, 20 anos. Beneficiando, diretamente, mais de 35 mil famílias, tanto do perímetro urbano, quanto rural do município.

A previsão técnica é justificada com o aumento da extensão da rede, em mais de 70 quilômetros; a substituição de 18 quilômetros de tubulação de amianto; construção de novas adutoras; reformas das Estações de Tratamento de água e filtros; construções de poços artesianos e a troca da balsa para captação de água no rio Paraguai.

Toda modernização do abastecimento, proporcionando atendimento e a prestação de serviços de qualidade à população, no entanto, só foi possível, com a substituição da empresa Nortec, antes gerenciadora do sistema pela Autarquia de Águas do Pantanal, em 2013, transformando um serviço precário e oneroso em um dos mais importantes e vantajosos da administração.

De hoje até o dia 18, a Autarquia Águas do Pantanal, estará apresentando, uma prestação de contas de tudo o que fora realizado no sistema de abastecimento, nos últimos anos, visando garantir aos moradores, principalmente, os mais humildes, uma vida mais digna advinda de água tratada e de qualidade à todos.

Carregando comentarios...

Artigos

Em busca do espetáculo

07/12/2020 - 09:26