Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
MT:população não segue regras e casos de Covid voltam a crescer,diz pesquisador
Por Allan Mesquita
07/01/2021 - 09:18

Foto: reprodução

O pesquisar da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Diego Xavier criticou as aglomerações provocadas durante as festividades fim de ano em Mato Grosso. Durante entrevista ao Jornal do Meio Dia (TV Vila Real, canal 10), Xavier declarou que o comportamento negacionista da população deve alavancar o número de óbitos por covid-19 em um cenário mais devastador do que foi visto no auge da pandemia, em junho do ano passado. 

“A gente está vendo a falta de empatia da população. Várias festas tem acontecido, sem nenhum cuidado e a gente tem muitas pessoas suscetíveis a pandemia. Muita gente vai chegar vindo a óbito se continuar com essas atitudes que estão tendo”, alertou.

Ainda segundo ele, a situação é ainda mais preocupante meio a informação de que a taxa de ocupação nos hospitais só tem aumentado. Entre o Natal e o dia 3 de janeiro, Cuiabá registrou 1.382 novos casos de Covid-19 e a previsão é que em poucos dias os reflexos das festas de fim de ano sejam sentidos em um aumento ainda maior de infecções. 

Só nesta terça-feira (6), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou 796 novos infectados pela doença. Ao todo, já são 183.673 casos e 4.596 óbitos por Covid-19. Os números já impactam também na taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que já chega a mais de 50% nos hospitais públicos e 70% nos privados. 

 
 

Conforme o pesquisador, o aumento expressivo das estatísticas tem ligação direta com o comportamento “negacionista” de algumas pessoas. “O Estado de Mato Grosso hoje é o terceiro Estado com a maior taxa de óbito do país. Isso é maior do que o registrado no Amazonas. Isso tem uma ligação direta com o comportamento negacionista por parte da população e isso é muito triste acumular todos esses números no Estado”, analisou. 

VACINA 

No fim, Xavier deu projeções para início da imunização. No último domingo (3), a Fiocruz anunciou que pretende comprar vacinas do Instituto Serum, da Índia, para garantir a vacinação no Brasil. Serão adquiridas doses dos imunizantes com a tecnologia produzida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.

Na ocasião, a fundação reafirmou que a previsão para o pedido de registro da vacina é 15 de janeiro. “A gente espera que a partir de fevereiro comece a vacinação e quando começar que as pessoas se vacinem. Não tem que se discutir a eficácia da vacina. Ela só vai ser distribuída se for segura. Infelizmente, nós temos passado por esse debate com algumas pessoas que não acreditam no desenvolvimento na vacina em tão pouco tempo”, concluiu.

Carregando comentarios...

Artigos

O ano que não terminou

06/01/2021 - 13:08
Artigos

Recuperar o tempo perdido

06/01/2021 - 12:26
Artigos

Mortes evitáveis de gestantes

06/01/2021 - 12:21