União que faz a diferença
Por por Rui Prado*
14/11/2012 - 16:14
Nos dias 8 e 9 de novembro reunimos 1.400 pessoas no 1º Encontro Aproleite em Cuiabá. A quantidade de participantes superou todas as nossas expectativas. Foi emocionante ver tanta gente reunida num mesmo local e em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva do leite, que tem grande importância econômica e social para o Estado. O evento provou que o setor é forte e representativo, mas carece de mais informação e orientação. Caravanas com produtores de diversos cantos de Mato Grosso vieram exclusivamente para assistir às palestras sobre manejo, qualidade do leite, qualificação profissional, legislação, sistemas de produção, associativismo e cooperativismo.
Em comum, os palestrantes deram um recado importante aos participantes: somente por meio da união que os produtores de leite conseguirão superar as dificuldades e aproveitar melhor as oportunidades. Do evento fica a seguinte lição: independente do tamanho da propriedade, todos podem ser grandes produtores rurais. Para isso, basta organização, manejo adequado, qualificação, apoio e assistência técnica.
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), entidade máxima representante dos produtores rurais de Mato Grosso, apoiou a criação da Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite-MT) tendo por base o sucesso de iniciativas semelhantes e anteriores, como a criação da Ampa, Acrimat e Aprosoja que melhoraram muito a atuação e defesa das cadeias de algodão, pecuária, soja e milho respectivamente. A associação foi fundada em 10 de agosto de 2011 com o intuito de estruturar a pecuária leiteira e representar os interesses específicos junto ao Governo, instituições de pesquisa, fornecedores de insumos e de tecnologias. A Federação esteve junto no evento para completar este ciclo, do surgimento desta nova entidade ao seu fortalecimento.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), entidade que integra o Sistema Famato, também participou desta iniciativa em função da afinidade com os objetivos da associação, isto por que a demanda por cursos, orientação e informação nesta área é infinitamente maior do que qualquer outra atividade. A partir de 2013, realizaremos novos treinamentos para a cadeia produtiva do leite com os temas voltados para gestão, produção vegetal, mecanização, produção animal, agroindústrias, ordenha e qualidade do leite. Observamos estas demandas a partir do Workshop Cadeias Produtivas que realizamos em abril deste ano.
Por fim, é fundamental agradecer aos Sindicatos Rurais de Mato Grosso que se empenharam na mobilização para reunir tantos produtores rurais e trazê-los até Cuiabá. Para um primeiro encontro, conseguimos uma quantidade de público superior a de outros eventos que organizamos, como o Encontro Internacional de Negócios da Pecuária (Enipec) e a Bienal dos Negócios da Agricultura. Sabemos das dificuldades de locomoção por essas estradas e como é sacrificante deixar dois dias de trabalho no campo para buscar novos conhecimentos. Mas o esforço foi recompensado com o sucesso desta primeira edição. O I Encontro Aproleite reforçou a necessidade de organizar este setor, investindo no tripé capacitação, extensão rural e tecnologia. Os produtores voltaram para suas casas cientes de que poderão contar com o apoio da mais nova associação que agora os representam.
*Rui Prado é produtor rural e presidente do Sistema Famato