A Prefeitura Municipal Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando reforma e ampliação da Cozinha Comunitária Irmã Maria Estevão, com o objetivo de expandir o número de pessoas atendidas pelo equipamento público da política de Segurança Alimentar.
Inaugurada em 2007, a Cozinha Comunitária está localizada no bairro Vila Mariana, Rua Rosauro Araújo Suzano. Atividades como preparo, definição de cardápio e oferta equilibrada das refeições, são realizadas com acompanhamento de uma nutricionista, sob responsabilidade da Empresa contratada.
O serviço pode ser acessado por qualquer munícipe pelo valor geral de R$ 7,28, e em específico para o público prioritário, a um valor de R$ 2,00 cada refeição. A Cozinha comunitária é administrada pelo Poder Executivo Municipal, por meio da contratação de empresa especializada, após processo de licitação, pela qual os serviços são terceirizados.
Equipes técnicas, vinculadas às unidades de Assistência Social (CRAS, CREAS, Acolhimento) realizam o atendimento, encaminham e acompanham as famílias beneficiadas.
A secretária municipal de Assistência Social, Fabíola Campos, informa que a reforma e ampliação está sendo custeada com recurso federal, e o projeto arquitetônico segue o modelo nacional. “A equipe técnica de engenheiros e arquitetos da Prefeitura acompanham o andamento da obra, para que ao finalizar, o atendimento na Cozinha Comunitária, seja ampliado de 50 (cinquenta) , para cerca de 150 (cento e cinquenta) pessoas para permanência no local, seguindo todas as normas e diretrizes do governo federal e medidas de precaução no contexto da Covid-19”, disse.
Para a prefeita Eliene, “esta obra é um reconhecimento e incentivo do poder público no fortalecimento de políticas públicas de segurança alimentar em parceria com a rede socioassistencial, principalmente nesse período de pandemia, com o fim do auxílio emergencial que o governo oferecia, as famílias têm a oportunidade de se alimentar com baixo custo e com qualidade nutricional”, afirmou.
ATENÇÃO, fique sabendo:
Quem pode ser o público prioritário?
O público alvo deverá ser constituído, prioritariamente, por grupos sociais vulneráveis à fome, a exemplo de trabalhadores de baixa renda, idosos, desempregados, agricultores familiares oriundos de comunidades de baixa renda, populações desassistidas e situadas abaixo da linha de pobreza.
Como acessar a Cozinha Comunitária, como público prioritário?
As famílias podem procurar atendimento, primeiramente, em uma das unidades dos CRAS, onde passará por avaliação e definição do perfil de público prioritário.
Onde está funcionando?
Durante a reforma da sede própria, a Cozinha Comunitária, está funcionando no Centro de Convivência da Assistência Social, na Avenida Brasil, ao lado da Prefeitura. O horário para atendimento é das 11h às 13h, de segunda-feira à sexta-feira.