A Unidade de Pronto Atendimento de Cáceres (UPA), está atendendo em média de 180 a 200 pessoas por dia, em situações de urgência e emergência. A unidade está atendendo também pacientes com covid, na parte dos fundos do prédio, por questão de isolamento. Hoje, o local está com dez pacientes, sendo sete em enfermaria e três aguardando vaga em UTI. O Hospital Regional, que disponibiliza 20 leitos de enfermaria e dez de UTI para covid, está lotado.
Marcelo Maciel, coordenador da UPA, diante da situação, faz um apelo à população, para que só procure a unidade em caso de real necessidade, por causa da pandemia. "Muitos nos procuram relatando, na triagem, sintomas de covid, e são imediatamente encaminhados para a Central Covid, que funciona no prédio do antigo PAM. Esse é nosso alerta: se os sintomas são para covid, que já se dirijam ao local apropriado, desafogando o atendimento da UPA e evitando a propagação do vírus. Os pacientes com covid internados aqui vem encaminhados pela Central de Triagem de Covid".
Confirmando que a situação é caótica, devido ao aumento do contágio, Marcelo afirma que a medicação básica para covid está disponibilizada. O site Diário de Cáceres recebeu uma informação da falta de medicamentos . "Temos, por exemplo, o anticoagulante eparina. Agora se o médico receita a enoxiparina, que tem um efeito mais rápido, a rede SUS não disponibiliza".
Exaustão
"O que vem ocorrendo é a exaustão, o cansaço de toda a equipe, desde o setor de limpeza, administrativo, recepção, técnicos, enfermeiros, médicos. Todos, sem exceção, estão exaustos. Os números aumentaram. Quando um paciente sai, já há outros esperando atendimento e internação".
Três médicos atuam no local, dois deles na urgência e emergência e um na ala covid. Quando um paciente precisa ser transportado, a equipe fica desfalcada, pois há a necessidade do acompanhamento de um médico nesse transporte.
Jovens
Um outro alerta feito por Marcelo é em relação a morte de jovens. Essa semana Cáceres registrou o óbito de uma mulher de 36 anos e de um jovem de 29. Ontem, morreram um jovem de 26 anos em Araputanga, um de 29 em Cuiabá e outro de 22 em Itiquira. "Começamos a ver a morte de jovens por covid. O que nos resta é pedir a todos que tomem os devidos cuidados, Não aglomerem, respeitem as regras, preservando a própria vida e a de familiares".
Contratação
Dentro de alguns dias, como foi anunciado ontem pelo governo do Estado ontem (11), o Hospital São Luiz volta a atender pacientes de covid com a abertura de 10 leitos de UTI. A Pro Saúde já divulgou o processo de contratação direta de profissionais.
Já a Prefeitura, segundo o secretário de Saúde, médico Sérgio Arruda, está contratando, para atuar na UPA, em caráter imediato, 2 médicos, 6 técnicos de enfermagem e 3 enfermeiros. Esses profissionais já passaram por um seletivo em janeiro e serão chamados imediatamente para reforçar a equipe devido ao colapso causado pela pandemia.
"Mas manter a distância, lavar as mãos, usar o álcool gel e a máscara são medidas imprescindíveis para conter o aumento dos casos"- alerta o secretário.