A Prefeitura de Cáceres de publicar ainda hoje (17) o decreto que prorroga as medidas restritivas que visam a diminuição dos casos de contágio por covid no município. O coordenador de Vigilância Sanitária e Epidemiológica Alberto Freire Garcete informou que o município irá seguir as diretrizes do decreto estadual, que prorrogou as medidas até 04 de abril. A única medida que diferencia as regras, em Cáceres, é a proibição da entrada de crianças de seis a doze anos em estabelecimentos comerciais.
Segundo Garcete, os números de casos só aumentam, e a situação é preocupante. "Ainda vivemos o reflexo das aglomerações ocorridas em feriados como o Carnaval, por exemplo, e a realização de festas e encontros. Hoje, com a divulgação da situação e com a fiscalização intensa, a população parece estar mais ciente da gravidade do problema. As equipes da Vigilância e das forças de segurança continuam realizando a fiscalização, mas o número de infrações por desobediência diminuiu bastante" -afirmou.
Cáceres segue com o sistema colapsado, sem vagas para casos de covid em enfermaria e UTI. O hospital Regional está com 100% dos leitos ocupados e a UPA tem hoje 09 pacientes -sendo 05 entubados e 04 na máscara de alto fluxo, todos aguardando UTI. Na região, há 22 pessoas na fila de espera. "Não há vagas. Em uma semana, tivemos apenas uma vaga disponibilizada aqui. Não está fácil, todos os dias buscamos em Cuiabá 30 cilindros de oxigênio para os pacientes de covid", informou Marcelo Maciel, coordenador da Unidade de Pronto Atendimento.