A população de Cáceres atendeu ao pedido de socorro da saúde pública municipal. Doações chegaram durante todo o dia de hoje (20), à Unidade de Pronto Atendimento. Muitos levaram lençóis, tantos que a quantidade já supre a demanda atual. Frutas, bolachas, sucos, água mineral também foram doados. A farmacêutica Makelaine Brustolin, gerente do CTA/SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento /Serviço de Assistência Especializada) da Prefeitura de Cáceres, que está dando apoio à Central Covid do município, está a frente da campanha.
"Muito gratificante ver que a comunidade se sensibilizou. Nossa "corrente do bem" está indo longe. Muitos estão tentando doar cilindros de oxigênio, e encontrando dificuldades para comprar. E esse é o problema maior: os fornecedores estão com dificuldades na entrega de insumos, pois a pandemia de coronavírus fez a demanda crescer muito".
Ela afirmou que a Secretaria de Saúde já fez a compra de lençóis para as unidades, "e o que ocorre, não só aqui mas em todo o país, é o atraso na entrega por parte dos fornecedores, ocorrido com a pandemia".
A corrente continua. Hoje a UPA precisa de oxímetros de pulso e as pilhas para o aparelho (pilhas AAA); extensão do umidificador e frasco umidificador (veja na foto).
Quem quiser doar, pode levar diretamente na UPA, localizada na avenida Getúlio Vargas.
"Com a resposta que tivemos e estamos tendo da população, tenho fé em Deus que segunda-feira teremos essas doações"- disse a farmacêutica.