O que houve hoje no Hospital São Luiz foi a troca e manutenção de um reservatório de oxigênio. Não foi uma explosão, como foi divulgado em grupos de whatsapp e redes sociais.
A empresa White Martins, que fornece oxigênio, começou a realizar a troca de reservatório de oxigênio na manhã desta sexta-feira(19). O trabalho seguiu até o final da tarde.
Como houve vazamento, formando uma nuvem espessa de oxigênio, pessoas que passavam pela rua filmaram e os vídeos rapidamente foram reproduzidos com informações falsas nas redes sociais. "Que tragédia, com tanta gente precisando"- afirma um internauta num dos vídeos.
A empresa informou o hospital sobre a troca, veja o comunicado:
Cuiabá, 18 de Março de 2021.
Ao Hospital São Luiz – Cáceres
Serve o presente informar, que no dia Sexta-feira 19/03/2021, a partir das 08:00 horas estaremos suspendendo provisoriamente o fornecimento de Oxigênio Medicinal através do Suprimento Primário
(Tanque de O2 Líquido) que atende este Hospital, para que seja realizada a troca deste tanque, neste
período o fornecimento de Oxigênio será realizado pontualmente pelo Suprimento secundário (Central
de Cilindros)
Informamos que esta operação terá duração de aproximadamente 10 Horas.
Por não se tratar de uma situação normal de fornecimento de gases e apesar da White Martins estar
monitorando esta operação durante todo o decorrer da mesma, requer atenção especial deste EAS.
Atenciosamente,
Tayrone Rossi
Eng. Assistência Técnica
Em nota, a assessoria do hospital também se manifestou, afirmando que houve uma manutenção de rotina e que os escapes, que podem mesmo ocorrer, não oferecem quaisquer riscos ao meio ambiente. Durante a troca, o tráfego foi monitorado pela coordenadoria de trânsito da prefeitura.