O município de Cáceres receberá ainda esta semana, 1900 (um mil e novecentos) doses da vacina CoronaVac, conforme Resolução CIB/MT ad referendum nº 13, de 17 de março, que estabelece a distribuição, o armazenamento e a aplicação das 55.600 doses da vacina CoronaVac, recebidas pelo Estado de Mato Grosso na manhã desta quarta-feira (17.03).
Segundo informação do Escritório Regional de Saúde de Cáceres, responsável pela distribuição para os municípios da região oeste, ainda nesta sexta feira (19), a vacina será entregue para a Prefeitura Municipal de Cáceres, sendo 1537 (mil quinhentos e trinta e sete) doses para as pessoas a partir de 75 anos, e 358 (trezentos e cinquenta e oito) doses para trabalhadores da saúde.
As unidades desta nova remessa serão utilizadas como primeira ou segunda aplicação. A determinação é que seja priorizada a vacinação de pessoas de 75 a 79 anos e trabalhadores da saúde. Para a vacina CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.
De acordo com a CIB, caso o município alcance a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, deve proceder a continuidade da vacinação dos demais públicos elencados pelo Ministério da Saúde.
Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.
A Prefeitura Municipal de Cáceres, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, informa que, conforme os lotes das vacinas forem disponibilizados, o Plano Municipal de Imunização e a Equipe Técnica de Planejamento e Execução das Estratégias da Vacinação contra a Covid – 19, estará procedendo a imunização do público alvo, de acordo com planejamento previamente divulgado para a população.
Ainda segundo a Coordenação de Vigilância, pessoas a partir de 78 anos que por ventura ainda não tenham sido imunizadas, na próxima ação de vacinação em massa, podem comparecer munidas de cartão do SUS e documentos pessoais com foto para receberem a vacina.