A Universidade do Estado de Mato Grosso, campus universitário de Alto Araguaia e seu Núcleo Pedagógico de Rondonópolis, promovem a I Jornada Internacional de Direitos Fundamentais e Interdisciplinaridade “Direitos, Sociedades e Políticas Públicas”, IV Semana Jurídica de Alto Araguaia e II Semana Jurídica da Unemat, Rondonópolis, tendo como tema “Direitos, Sociedades e Políticas Públicas”, no período de 14 a 16 de abril, de modo virtual.
O evento reúne pesquisadores e instituições de Cáceres e outras cidades de Mato Grosso, além de representantes da Argentina, Brasil, Paraguai, Colombia, Itália, Espanha, Portugal e Estados Unidos, tendo como objetivo oportunizar a produção de conhecimento e saberes nas/das experiências jurídicas, por meio de conferências, painéis, e minicursos e apresentações de comunicações orais nos Grupos de Trabalho do Evento.
A temática do evento, “Direitos, Sociedades e Políticas Públicas”, em meio à pandemia quer promover reflexões plurais e diversas em face das desigualdades e diferenças de nossas sociedades (aqui escrita no plural, ressaltando muito além da polissemia do conceito, mas as dimensões teóricas e as realidades distintas experienciadas pelos seres humanos). As conferências, painéis, minicursos e GTs trazem temas atuais e urgentes, destacando as crises e o Estado, o Direito Antidiscriminário, FakeNews e processo eleitoral, Meio Ambiente, Inovações, Políticas Públicas e Interdisciplinaridade, sendo partilhado pelas redes de estudos e pesquisas jurídicas e áreas interdisciplinares, buscando refletir sobre os avanços, os recuos e latentes ressignificações dos institutos jurídicos em meio à pandemia do Covid-19.
O evento, on line, é promovido pelos cursos de Direito e pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Direitos Fundamentais e Interdisciplinaridade (Gedifi), tendo como parceiros o Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) de Rondonópolis; a Clínica de Direitos Humanos, Meio Ambiente e Políticas Sociais da Unemat; a Faculdade do Pantanal (Fapan) de Cáceres; a Fundação de Apoio ao Ensino Superior Estadual (Faespe); o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (Nuepe) da Unemat em Rondonópolis; o Núcleo de Estudos sobre Africanidades, Diáspora e População Negra (Encrespar) da Unemat em Sinop; o Projeto Di@logando, da Unemat em Diamantino; o Projeto Unemat Cultural; a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rondonópolis e a Prefeitura Municipal de RondonópolisMT.
A inscrição é limitada, gratuita, e poderá ser realizada até o dia 13 de abril, por meio do link:https://eva.faespe.org.br/ivsejuraia/.
Na abertura, artistas de Cáceres e outras cidades mato-grossenses apresentarão, demonstrando ao mundo um pouco da cultura do Estado de Mato Grosso. O Coordenador do evento, Everton Neves, professor da Unemat e Presidente da Comissão de Defesa da Igualdade Racial (OAB, Rondonópolis-MT) aponta que tais eventos “devem oportunizar espaços para a cultura e demais formas e dimensões de saberes, fazeres e conhecimentos. E fico muito feliz com o aceite dos artistas de nosso Estado, especialmente de Cáceres que é berço da Unemat, patrimônio de todo mato-grossense, para fazer deste evento o primeiro de muitos”.
No momento da inscrição o participante deve escolher o minicurso que participará no dia 15 e no 16 (escolhendo 1 opção para cada dia). No evento, ao final de cada atividade, deverá ser assinada a Lista de Presença, fazendo jus ao certificado apenas os inscritos no evento e com presença em no mínimo 60% de frequência. No entanto, as conferências e painéis serão transmitidas pelas redes sociais do Grupo de Estudo e Pesquisa em Direitos Fundamentais e Interdisciplinaridade e parceiro, podendo o público não inscrito no evento ser ouvinte (neste caso, não fazendo jus à certificação).
TRANSMISSÃO DO EVENTO CANAL YOUTUBE GEDIFI: https://www.youtube.com/gedifiunemat
CANAL DIALOGANDO:https://www.youtube.com/channel/UC8fnJOdZbS_WnHYYhfVFKCA
FACEBOOK GEDIFI: https://www.facebook.com/grupogedifi
ACOMPANHE nosso trabalho nas redes sociais: @grupogedifi.