Na matéria que abre a semana, Zakinews traz como enfoque principal a trajetória de trabalho e luta do cidadão Walter Fernandes Fidelis, que nasceu no interior de São Paulo, mas que, no entanto, tornou-se filho adotivo de Cáceres, e por esta cidade devotou enorme atenção e carinho, ganhando assim, uma legião de amigos e admiradores que por ele tinham respeito e consideração.
Walter Fidelis, político, advogado, professor, grande amigo de Cáceres e do seu povo, elegeu-se prefeito de Cáceres no período de 1989/1992. Antes, foi vereador (1963-1967) e deputado estadual, 1982.
A síntese de sua história é agora contada, graças a disponibilidade das informações que foram repassadas ao site pelo seu filho, Nestor Fidelis, cacerense, advogado atuante no estado.
Após o casamento em Cáceres, em 09.05.59, passaram a lua-de-mel em Santos/SP - Acervo de Nestor Fidelis
|
Walter Fernandes Fidelis nasceu no dia 12 de agosto de 1936, na cidade de Ibitinga/SP. Filho de Geraldo Fidelis e Isaura Mendonça Fidelis, teve uma irmã, Voleide. Casou-se em Cáceres, com a cacerense Maria da Conceição, mais conhecida como dona Mary, com quem viveu mais de 50 anos. Dessa união nasceram os dois filhos, o primogênito Geraldo Fidelis Neto (casado, pai de cinco filhos), que é Juiz de Direito, e o caçula, Nestor Fidelis (casado, pai de dois filhos), que é advogado, já foi coordenador jurídico da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, secretário adjunto de Justiça do Estado e Procurador Geral da Prefeitura de Cuiabá. Ambos os filhos herdaram de Walter Fidelis a vocação para trazer a questão social para seus focos de ação.
Quando criança, Walter Fidelis morou com seus pais, em Valparaiso, Pacaembu e Irapuru, no estado de São Paulo, depois, na adolescência, viveu em Campo Grande, quando ainda havia um só Mato Grosso, onde começou o, então, curso ginasial, no Colégio Adventista em Santo Amaro/SP, concluindo no Colégio Marçal, na cidade de Santos-SP, cuja cidade cursou o chamado 2º grau. Transferiu-se definitivamente para Cáceres no mês de junho de 1956.
Chegada em Cáceres
A vinda para Mato Grosso com a família, quando ainda era solteiro, tinha o objetivo de abrir fazenda e fundar uma cidade. Hoje ela é uma realidade: Lambari D’Oeste.
Em Cáceres, pertenceu aos quadros da Loja Maçônica União e Força; presidiu o Rotary Clube; e fundou CAMC, uma cooperativa que agregava quase mil pequenos produtores rurais da região. Vocacionado, ingressou na vida pública, tendo optado pelo Partido Trabalhista Brasileiro (o PTB, de Getúlio Vargas), pelo qual se elegeu vereador e honrou o, então, Presidente João Goulart, com o Título de Cidadão Cacerense.
Réveillon, 31.12.60 no Esporte Clube Humaitá, com sua esposa Mari e cunhado Estefano Simon - Acervo de Nestor Fidelis
|
Em seguida, já era candidato a deputado estadual, porém, com o advento do golpe militar de 1964, foi aconselhado pelo comandante do 2º Batalhão de Fronteira, General Austragésilo Homem de Melo (o saudoso amigo Barão) a fazer uma retirada estratégica do cenário político, ocasião que aproveitou para voltar aos estudos e realizar o curso de Direito nas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, em São Paulo, onde foi discípulo de grandes mestres, entre os quais Ulysses Guimarães, Nelson Carneiro, Rogério Tucci, Sergio Sales e outros.
Posse no cargo de deputado estadual, em fevereiro se 1983, com sua esposa e filho Nestor - Acervo de Nestor Fidelis
|
Junho de 2009, discursando na tribuna da Assembleia Legislativa na qual recebeu o título Cidadão Mato-grossense - Acervo de Nestor Fidelis
|
Deputado Estadual
Enfrentando a ditadura, foi candidato e se elegeu deputado estadual, para a legislatura 1982/1986, pelo partido da oposição, o histórico MDB, hoje PMDB. Tinha reeleição praticamente garantida, porém, acatando a determinação partidária, concorreu a deputado federal e, embora bem votado, sendo o quinto candidato que mais recebeu votos, com o dobro de votos de outros que se elegeram, deixou de ser deputado constituinte.
Porém, aproveitado pelo Governo Carlos Bezerra como Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, que coordenava também o setor ambiental em Mato Grosso, tornou-se um mito no combate ao uso do mercúrio nas atividades de garimpagem, mormente na cabeceira do Pantanal (Poconé).
Edição do Jornal Correio Cacerense do dia 20 de novembro de 1988, após o pleito eleitoral de 15/11/1988 - Acervo: Arquivo Público de Cáceres
O ex-prefeito recebido pelo então presidente José Sarney. Na pauta importantes reivindicações para Cáceres. Caic, Hospital Regional, etc - Acervo de Nestor Fidelis
|
Prefeito de Cáceres
Seu último mandato eletivo foi como prefeito de Cáceres, em cujos destaques administrativos pouco divulgados inclui-se a viabilização de obras vultosas como o Hospital Regional, o CAIC, o Centro de Estudos Supletivos, a implantação da área hortifrutigranjeira do Facão, além da instalação da Secretaria Municipal de Saúde, total apoio para ampliação do Fórum e suporte logístico para a instalação e manutenção da, então, Junta de Conciliação e Julgamento e Juizado de Pequenas Causas, isso sem se falar no grande avanço na área social, notadamente a saúde.
Nos últimos anos de sua vida, presidiu o PMDB de Cáceres, sempre afirmando sentir-se realizado como político.
Uma das maiores emoções de sua trajetória foi receber o Título de Cidadão Cacerense, outorgado pela Câmara Municipal em 2008. E em junho de 2009 teve a feliz surpresa de ter sido agraciado com o Título de Cidadão Mato-grossense, pela Assembleia Legislativa. Para Walter Fidelis, isso foi uma glória.
Junho de 2009, discursando na tribuna da Assembleia Legislativa na qual recebeu o título Cidadão Mato-grossense - Acervo de Nestor Fidelis
|
Walter Fidelis, advogado e professor de direito na Unemat, instituição pela qual tanto lutou para que fosse criada e instalada em Cáceres, desde os tempos em que exerceu o cargo de vereador, o início da década de 60, deixou esse mundo no dia dos pais de 2016, dois dias após ter completado 80 anos de vida.
Em 2019, o juiz Dr. Geraldo Fidelis e dona Mari Fidelis ao lado da placa do Residencial Walter Fidelis, um conjunto habitacional com 490 casas construídas no baiirro Vila Real. A denominação em homenagem ao ex-prefeito, foi de autoria vereador Rubens Macedo
|
Residencial leva seu nome no bairro Vila Real
O residencial de 490 casas construído no bairro Vila Real em Cáceres, entregue dentro das comemorações dos 239º (2017) aniversário de Cáceres, ganhou o nome do prefeito Walter Fidelis.
A iniciativa partiu do vereador Rubens Macedo (PTB), foi acatada pelo então prefeito Francis Maris. Residencial Walter Fidelis foi construído através do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida.
Walter Fidelis faz pose para a foto de Wilson Kishi, em 25/02/2013, na Câmara Municipal de Cáceres - Foto: Wilson Kishi
|
Se despediu de todos num vídeo
Um fato curioso é que no seu funeral foi descoberto um vídeo que ele havia gravado dois meses antes, no qual se despede de todos, agradece por tudo, pede perdão por algo que tenha feito e assume já haver perdoado os que foram seus inimigos por algum motivo qualquer. Foi um momento de grande emoção quando esse vídeo foi reproduzido naquela ocasião.
No último ano de vida, já acometido de um câncer no cérebro, enquanto fazia parte do tratamento em São Paulo ou Cuiabá, Walter Fidelis foi claro para sua família no sentido e que desejava que, quando chegasse o momento, seu corpo fosse plantado em Cáceres, terra que tanto amou e se dedicou. E assim foi feito.
“Walter Fidelis, a generosidade em pessoa, deixou pegadas luminosas para os que com ele conviveram e podem seguir seu roteiro de trabalho, justiça social, amor à natureza, ao próximo e a Deus”.
REGISTROS |
Confraternização na Loja Maçônica União e Força, em 1962 - Acervo de Nestor Fidelis
|
Com a família de sua esposa, os Cardoso Leal, por ocasião da despedida da Irmã Leila, que estava se dirigindo ao convento em São Paulo - Acervo de Nestor Fidelis
|
Primeira entrevista como prefeito, em janeiro de 1989 - Acervo de Nestor Fidelis
|
Casal Walter e Mari em casa, 2006 - Acervo de Nestor Fidelis
|
Nestor, Mari, Geraldo e Walter Fidelis: 2006 - Acervo de Nestor Fidelis
|
Aniversário em 2014, com esposa, filhos e netos Fernando, Eduardo e João Fidelis - Acervo de Nestor Fidelis
|
Posse no cargo de prefeito de Cáceres, em janeiro de 1989 - Acervo de Nestor Fidelis
|
Em 2014, em sustentação oral no plenário do TCE/MT - Acervo de Nestor Fidelis
|
|
Walter com sua esposa Mari, sua irmã Voleide, seu filho Geraldo e nora Jaque Fidelis - Acervo de Nestor Fidelis
|
Manchete do Jornal Correio Cacerense após vitória nas urnas do candidato do PMDB, Walter Fidelis
|