A Prefeitura Municipal de Cáceres, está atuando com o trabalho de limpeza e fiscalização de lotes baldios em toda a cidade, através da Secretaria Municipal de Fazenda. Os terrenos que estiverem irregulares serão notificados, e se continuarem, serão multados, o que é permitido por lei. A multa é de 50 URMs, equivalente a R$ 2.003,00, mais a taxa de limpeza.
O secretário municipal de Fazenda, Vitor Miguel, explica que os valores do serviço serão estendidos ao cadastro do imóvel do contribuinte no próximo ano de vigência. Vitor ainda enfatiza ao dizer que a intenção da Prefeitura não é multar, e sim conscientizar, porém “infelizmente, muitas pessoas não fazem a sua parte, que é o mínimo para manter o terreno limpo e saudável.”
A prefeita Eliene Liberato pede para a população manter os seus terrenos limpos, e aqueles com terrenos baldios, principalmente, pois eles são os maiores proliferadores do mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti, extremamente nocivos a saúde pública. “Não custa nada cada um fazer a sua parte para manter seu terreno limpo, vamos cuidar do que é nosso, vamos cuidar da nossa saúde principalmente,” finaliza Eliene.
Cada lote sujo acaba tornando-se em depósitos de entulhos, lixos, entre outros, e com isso, a “casa” de muitos mosquitos, animais peçonhentos e roedores, colocando a vida do morador ou vizinho, em perigo. Para dúvidas e esclarecimentos, ligue para a fiscalização, pelo telefone (65) 3223-1500 ou (65) 9847-2908, para denunciar qualquer terreno que esteja sujo ou irregular.