Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Frente Parlamentar trabalha para municípios aderirem ao curso técnico nacional gratuito para Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias
Por Jardel P. Arruda
06/05/2021 - 10:58

Foto: assessoria

O presidente da Frente Parlamentar Nacional em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACS), deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade), tem trabalhado pela adesão das prefeituras municipais de Mato Grosso ao Programa Saúde com Agente, do Governo Federal, desde o lançamento do edital do curso técnico gratuito para as duas categorias, no dia 29 de março.

“O tão sonhado curso técnico é uma realidade, uma luta nossa e de toda a categoria. O edital foi lançado e já está aberto para os gestores fazerem a adesão. Os municípios terão a garantia de incentivo às ações do programa por meio de repasse financeiro do Governo Federal. Com isso, os ACS e ACE serão capacitados e a população terá um atendimento ainda melhor”, explica o deputado federal Dr. Leonardo. O parlamentar tem trabalhado em prol da realização desse curso desde seu mandato de deputado estadual.

Todo ACS e ACE ativos no serviço público terão direito ao curso gratuitamente, desde que a Prefeitura faça a adesão ao curso. Para isso, basta aos gestores devem acessar o Sistema e-Gestor, com o respectivo CNPJ pelo endereço egestorab.saude.gov.br. 

Os Agentes Comunitários de Saúde são os responsáveis por fazer um elo entre a comunidade e as unidades de saúde do Programa da Saúde da Família, enquanto os Agentes de Combate às Endemias realizam a prevenção de doenças endêmicas de determinadas regiões. Após o curso técnico, poderão assumir novas funções, prestando um serviço ainda mais completo para a população, para as quais estava sendo cogitado utilizar técnicos de enfermagem. 

O curso terá 1280 horas, divididas em 50% presenciais e outras 50% no sistema de educação a distância, onde as próprias unidades básicas de saúde poderão ser usadas como “base” para o agente estudar.

“Estou muito feliz porque esse curso vai contribuir com a capacitação dos ACS e ACE e vai promover mais ações de atendimento à saúde das famílias no Brasil. O curso técnico em nível nacional é uma contribuição importante na busca por reconhecimento profissional e da importância da categoria dentro da Estratégia da Saúde da Família, do Sistema Único de Saúde (SUS)”, concluiu o Dr. Leonardo.

Carregando comentarios...

Artigos

BRASIL: País rico de povo pobre

06/05/2021 - 07:51