Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeitura se prepara para atender pacientes pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde
Por redação
03/07/2021 - 11:10

Secretária Elis Fernanda e o Coordenador de regulação Carlos Amilton — Foto: Ronivon Barros

Após aprovação unânime de seus membros, Cáceres retorna ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso – CISOMT.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Elis Fernanda, a determinação da prefeita Eliene foi decisiva para o regresso de Cáceres na entidade.

Na expectativa de atender pacientes a partir de 12 de julho, Elis avalia que os consórcios são instrumentos que permitem aos consorciados, no caso 13 municípios da região Oeste, desenvolverem ações em comum na área de saúde, principalmente no atendimento médico de especialistas e na realização de exames específicos. “De início serão realizadas aproximadamente 950 consultas por mês, por cardiologista, cirurgião geral, cirurgião vascular, endocrinologista, gastrologista, ginecologista, nefrologista, oftalmologista, ortopedista, otorrinologista, pediatra, proctologista, psiquiatra, urologista, pneumologista, alergista, reumatologista, neurologista e infectologista”, pontuou Elis.

Para ela os principais benefícios de integrar ao CISOMT são os retornos dos atendimentos médicos com especialistas, exames e procedimentos cirúrgicos. “Também temos outras vantagens, como não precisar se deslocar do município para ser atendido e consideramos o conforto de estar perto de casa. Além de humanização no atendimento, enfatizando um dos princípios da Gestão Eliene e Dr. Odenilson, ainda, traz economia nos custos de transporte e alimentação dos pacientes, fatores que oneravam muito o erário público, ” observou Elis Fernanda.

A secretária ressaltou que Cáceres ganha muito por ser a cidade polo do CISOMT.  “Este é mais um reconhecimento com os profissionais de saúde e empresas prestadoras de serviço na área médica em Cáceres. Além disso o setor de comércio e serviços também absorve a demanda de pacientes dos 13 municípios que vão receber atendimentos no município ”, avaliou.

O Coordenador de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Carlos Hamilton, noticiou que os agendamentos serão realizados de acordo com a demanda reprimida.

A prefeita Eliene Liberato, disse que o retorno ao consórcio era um compromisso com a população cacerense. “Tinha o dever de trazer o atendimento médico do consórcio para Cáceres. A saúde precisa ser humanizada”, salientou Eliene.

Para ela a união entre os municípios, fortalece os gestores, que de mãos dadas enfrentam os desafios em busca de melhoria da qualidade de vida para seus cidadãos.

Eliene noticiou que os dois hospitais da cidade, o Regional Dr. Antônio Fontes e o São Luiz, vão ceder sem ônus para o município, uma quantidade significativa de salas para o atendimento de usuários do Consórcio.

 

Esdras Crepaldi

Carregando comentarios...