A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza hoje, 18, e amanhã, 19, o “Encontro de Profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino”.
Segundo a Secretária Municipal de Educação Liamara Rodrigues, o evento faz parte da programação de retorno gradual das atividades pedagógicas presenciais nas escolas municipais.
A capacitação acontece no auditório da SICMATUR, a partir das 08 horas de hoje (18), nas formas presenciais e on-line, com um ciclo de palestras temáticas para a volta às aulas, entre elas “Cuidando dos nossos educadores – As competências socioemocionais”, com o palestrante educacional, Fabiano Brum, do Paraná, e “O que é o protocolo de biossegurança e o que realmente funciona?” com a médica infectologista de Cuiabá, Dra. Talita Arruda.
Liamara observou, que em tempo de Pandemia, todos os protocolos de biossegurança vão ser cumpridos, tanto no evento, limitando a participação presencial , como no retorno às aulas.
Para Liamara nesse processo, torna-se também fundamental a preparação e o acolhimento socioemocional de todos os profissionais de educação antes e durante a retomada das atividades presenciais.
Ela observou que a SME está assegurando de forma responsável os direitos e continuidade de aprendizagem dos alunos, compreendendo a necessidade fundamental de preparar as Instituições de Ensino para receber os estudantes, para que se sintam acolhidos e seguros nesse novo momento.
“Nesta semana , desde o dia 16 tivemos o retorno dos professores em suas unidades de lotação para o planejamento e construção de novas rotinas. A volta ás aulas presenciais está marcada para o dia 08 de setembro próximo, por isso importante essa ambientação e acolhimento dos nossos professores e profissionais da educação”, avaliou Liamara.
Para a Coordenadora Pedagógica da SME, Luciana Gattass Crepaldi, apesar de todas essas questões serem fundamentais para um retorno seguro, é preciso lembrar da importância de olhar para o professor no momento de retomada das aulas presenciais. “ E esta é a preocupação da Secretária Liamara, pois são os educadores que vão acolher tantos alunos e alunas emocionalmente abalados, seja por conta do isolamento social, ou por perda de familiares ou econômica durante a pandemia”, anotou Luciana .