Depois de quase três anos ausente no Consórcio Intermunicipal de Saúde - CISOT, a prefeitura de Cáceres, através da secretaria municipal de Saúde - SMS, retornou o atendimento à população do município no último mês de julho.
A secretária municipal de Saúde, Elis Fernanda de Melo Silva, comemorou à volta avaliando os benefícios que o usuário do Sistema Único de Saúde passou a ter. Segundo ela, os atendimentos médicos com especialistas, exames e procedimentos cirúrgicos já atendem à demanda dos cacerenses desde o regresso ao CISOT. “Na última sexta-feira (13/08), fizemos trinta dias de atendimentos efetivos com números expressivos, que validam a vontade e a coragem da prefeita Eliene Liberato de retornar ao Consórcio. Já no primeiro mês disponibilizamos 529 consultas nas especialidades de cardiologia, endocrinologista, neurologista, ortopedia e oftalmologia. Nesse período, a taxa de absenteísmo (faltas ou cancelamentos) foi de apenas 8,88%. Também agendamos 447 exames, entre eles de ressonância magnética, eletroencefalograma, tomografia computadorizada, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, doppler venoso e ultrassonografia. São números que chancelam nossa volta”, ressaltou a secretária.
Elis Fernanda anunciou que neste momento, estão sendo atendidos os exames e consultas com maior tempo de entrada no Setor de Regulação, e que em breve outros tipos de exames e consultas serão disponibilizados para melhor atender a população cacerense.
A secretária ponderou que Cáceres ganha muito por ser a cidade polo do CISOMT. “Este é mais um reconhecimento com os profissionais de saúde e empresas prestadoras de serviço na área médica em Cáceres. Além disso o setor de comércio e serviços também absorve a demanda de pacientes dos 13 municípios que vão receber atendimentos no município. A cidade ganha muito com isso”, refletiu Elis.
Já o Coordenador de Regulação da SMS, Lenilton Carlos Campos, solicitou à população que aguarde o chamado via telefone, e em casos de demora, procurem a regulação, que fica na Secretaria de Saúde, para atualização de dados e telefones no sistema da Regulação, que está em fase de implantação. “É importante frisar aos pacientes, que ao terem os seus agendamentos liberados, não faltem, pois outra pessoa poderia ser atendida em seu lugar, e assim diminuir a espera de quem realmente precisa. Esse gesto pode salvar vida”, avaliou Lenilton.
A prefeita Eliene Liberato disse que o retorno ao consórcio era um compromisso dela com a população cacerense. “Tinha o dever de trazer o atendimento médico do consórcio para Cáceres. A saúde precisa ser humanizada e não criar dificuldades para os pacientes”, salientou Eliene.
Para ela a união entre os municípios com objetivo de prover serviços por meio de consórcio, fortalece os gestores, que de mãos dadas enfrentam os desafios em busca de melhoria da qualidade de vida para seus cidadãos.
"Essas parcerias foram criadas para ampliar a oferta de serviços de saúde, melhorar o acesso da população a esses serviços e ações e propiciar maior articulação política entre as localidades consorciadas, organizando a referência ambulatorial e hospitalar para todos os municípios consorciados”, finalizou Eliene.
assessoria