Para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região Oeste e ampliar a representatividade industrial, a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) inaugurou a Casa da Indústria de Cáceres. Na ocasião, o presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira, anunciou a retomada das atividades da unidade do Senai MT.
Além de ser um espaço compartilhado entre os sindicatos que representam os setores industriais da construção civil (Sinduscon-Sudoeste), da metalomecânica, metalúrgica e elétrica (Sindimec-Sudoeste) e da alimentação (SIA Cáceres), a Casa da Indústria vai disponibilizar todos os serviços oferecidos pela Fiemt.
“Esse é um espaço para oferecer serviços e soluções para todos os empresários da região Oeste, para que juntos possamos traçar novas estratégias de desenvolvimento. Um bom exemplo é o programa Sócio Indústria, uma plataforma que oferece inúmeras possibilidades de negócios e benefícios para empresários e funcionários”, destaca o presidente da Fiemt.
Com a inauguração da nova sede, o Sindimec-Sudoeste planeja agregar novos parceiros e ampliar a atuação sindical na região. “A Casa da Indústria é um incentivo para trabalharmos unidos na representação de classe e para isso pretendemos ampliar nossa base de filiados buscando novas empresas”, destaca o presidente do sindicato, Massao Koga.
Reabertura do Senai
Depois de 15 meses da suspensão de atividades, por conta da decisão do Governo Federal de cortar em 50% da contribuição compulsória das indústrias, o presidente do Sistema Fiemt anunciou a reabertura do Senai de Cáceres. A unidade é essencial para promover a qualificação profissional na região oeste do estado e ainda aumentar a competitividade do setor.
Parceria com a prefeitura de Cáceres ajuda a viabilizar a
reabertura da unidade. Foto: Eduardo Cardoso/Fiemt
“Graças a retomada da atividade econômica no período pós-pandemia, o apoio dos nossos sindicatos da região e a prefeitura de Cáceres, em breve iremos reabrir a unidade do Senai. Apesar do fechamento temporário, as indústrias da região continuavam sendo atendidas e agora vamos ampliar a atuação e oferecer diversos cursos profissionalizantes”, comemorou o presidente do Sistema Fiemt.
Ainda na quarta-feira, o presidente do Sistema Fiemt e a diretora do Senai MT, Lélia Brun, assinaram um termo de parceria com a prefeitura de Cáceres para a realização de um projeto que vai oferecer cerca de 1 mil vagas para cursos profissionalizantes nas áreas de alimentos e bebidas, construção civil, metalmecânica entre outros.
“Cáceres estava precisando desse momento. Nossos jovens precisam de qualificação, nossa cidade está cheia de novos empreendedores e esse projeto só trará benefícios para a população”, finaliza a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato.